Entre, puxe uma cadeira e sinta-se em casa

Espaço de reflexões e compartilhamento de ideias!

domingo, 25 de março de 2012

Apois e Iapois: algumas notas!

Como parte da discussão no minicurso: “The Portuguese Answering System: Afirmation, Negation and Denial que participei “clandestinamente” em congresso em São Paulo, comentários foram feitos acerca da sentença lingüístico-regional “Apois” e “Iapois” Pudemos verificar a partir dos mesmos que o “iapois”, é pronunciado em Alagoas, interior de Minas e Sudoeste da Bahia. O meu amigo e pesquisador Bruno Rodrigues, concluiu algumas particularidades da sentença: “ No entanto, eles me disseram que ‘iapois’ não ocorre, ou seja, provavelmente esse termo/expressão não é resultado de ‘E pois’ como aqui entre nós (Alagoas): e pois > eapois > iapois > iapoi”. Mais pode ser visto em seu blog, no link a seguir: http://www.linguanamadrugada.com.br/2012/02/notas-sobre-iapois/

Buscando mais informações sobre as sentenças e suas possíveis diferenças de significados entre os estados/regiões, busquei fazer uma mini-entrevista com amigos que moram nestes lugares. E acrescentei mais um estado: Pernambuco. As informações contidas sobre Alagoas podem ser claramente apresentadas com o próprio Bruno em seu blog. A seguir, alguns breves resultados com pessoas de Manhumirim (Minas Gerais), Olinda (Pernambuco) e Vitória da Conquista (Bahia). Eis:

•    Manhumirim – Interior de Minas Gerais:
Essa cidade fica no Leste de Minas, mas também é pronunciada pelo menos uma das sentenças, que no caso é “Iapois”, só que lá diferentemente da dicotomia Afirmação/Confirmação empregado muito nos outros lugares, nesta cidade o vocábulo tem como atributo outra carga semântica. Qual? A de Advérbio de Tempo. Qual? Depois. Exemplos:

- Iapois eu vou comer!
- Tu vais jogar futebol  hoje? – Iapois de estudar irei!

Foi também fornecido a mim como informação, que uma derivação (?) está sendo muito utilizada lá também, o “Iarroi”, que no caso, está sendo aplicado com a função sinonímica de “e então..” .
- Iarroi! Você vai conosco mesmo?

Eles fizeram isso, iarroi, sumiram!
Muitas informações sobre outras palavras, expressões desta cidade e de outras cidades de Minas foram passadas, num post breve eu compartilho.

•    Vitória da Conquista – Bahia
Nesta cidade do Sudoeste da Bahia, a pronúncia feita é “Apois”, só que nem todos os moradores falam dessa maneira, sendo o “pois é” o mais utilizado. E um dado interessante, há uma grande influência do regionalismo na literatura para aqueles que falam “apois”, eis o motivo de não ser tão comum na cidade. Estudantes universitários, professores e uma parte pequena da população (creio que os leitores) utilizam em seu linguajar na tentativa de criar um “ethos”, mas são raros os momentos e nada usual. Uma grande ressalva a se fazer também é a proximidade geográfica do sul de minas e o sudoeste da Bahia (Vitória da Conquista) e a presença dos mineiros na cidade baiana.
Então, a significação de “Apois” está para a mesma de “Pois, é” relacionando-se mais a concordância, pois não pode responder “pois é” para uma pergunta que exige um sim ou um não, como nos exemplos dados pela entrevistada:

Sentido errado:
- Você gosta de ler? – Apois (caso a resposta fosse sim)
- Você pode fazer isso? – Apois (caso a resposta fosse não)

Sentido Correto:
- O filme foi muito bom! – Apois!
- Estamos atrasados para aula! – Apois, vamos logo então!
Mudando apenas o léxico, “Apois” lá está sendo substituído por “Apôs” sem interferir em sua significação na região.

•    Olinda – Pernambuco
Nesta cidade, segundo a entrevista, tanto o termo “Apois” que equivale a “então”, quanto o termo “Iapois”, que equivale a “aham”, “pois é” dando Afirmação/confirmação são utilizados. Isso na região metropolitana, nas cidades do interior pernambucano ela não sabe. Num dos exemplos, ela demonstrou o seguinte:

"Apois ela disse que saiu mais cedo?" / "Então ela disse que chegou mais cedo?"
" - Ela saiu cedo então? / - Ela saiu cedo apois?"

E no caso de concordância dando respostas positivas, a expressão indica a possibilidade de Afirmação/confirmação. Seria/estaria associado ao concordar com o famoso “Aham”, tão utilizado pelas pessoas.
     Você gosta de picolé de siriguela?/ - Iapois!
     O Jon Bon Jovi é um fofo? (kkk)/ Iapois, ele é!

Logo, os dois casos podem ser utilizados num só contexto, como em:
  - Apois você gosta do Bon Jovi?  - Iapois
  - Então você gosta do Bon Jovi?  - Aham

As regiões metropolitanas do Recife abrangem as cidades de Olinda, Paulista, Jaboatão, Itamaracá e Cabo de Santo Agostinho. Espero ter contribuído um pouco sobre a temática que é tão interessante para nossa língua!

0 comentários:

Postar um comentário