Entre, puxe uma cadeira e sinta-se em casa

Espaço de reflexões e compartilhamento de ideias!

sábado, 1 de maio de 2010

Penso, logo existo


 Bem, eu iria escrever sobre a igreja, especificamente sobre fanatismo religioso (Por causa de Thybério), mas algumas coisas que observo na academia onde estudo e umas asserções que fiz com um colega (Este é o Johnathan) me fizeram escrever sobre a existência (minha, sua, nossa).
Assim que penso percebo que existo, mas, assim que existo comprovo que penso? Quantas pessoas passam pelo mundo somente existindo? Quantas pessoas trocam a vida por um simples existir? E o que necessariamente seria 'existir'? E como será que é viver? Assim como Descartes, acredito que, no momento em que pensamos comprovamos a nossa existência, mas, não creio que todas as pessoas que existem são capazes de pensar.(basta visitar minha turma na faculdade). Parece contraditório, não? Acontece que, se certas pessoas parassem para pensar, não haveria pequenos problemas que se espalham pelo mundo com tamanha intensidade. Um exemplo? Preconceito(Que é comum). O que é o preconceito? Nada mais que um imperfeito criticando outro imperfeito, mas, que, por ser algo tão simples, acaba se manifestando de forma tão expansiva. Talvez se, disponibilizássemos um tempo ao verdadeiro pensar, perceberíamos que o viver vai muito além de uma mera existência. 
Sempre me perguntei qual seria o real sentido do verbo “amar”. E me perguntando já estou pensando, certo? De tanto me questionar cheguei à conclusão que o amor não passa de uma ilusão. Uma ilusão boa, porém, uma ilusão.
Hoje amo ela, amanhã não. Amanhã amo outra, que acredito amar mais que qualquer pessoa, mais que qualquer futuro amor e, então, me dou conta que, no passado, pensei da mesma forma, e que aquele futuro amor seria ela, o atual.
Com isso concluo que muitas pessoas são capazes de viver de ilusões e que, muitas vezes, são essas tais ilusões as responsáveis pela nossa felicidade. Descubro então que temos a capacidade de nos iludir diversas vezes e que cada ilusão consegue ser diferente da que foi vivida anteriormente.
Então, qual seria a verdadeira razão de nossa existência apartir de uma vida de ilusões? 

5 comentários:

Anônimo disse...

Caraca, agora tu me fez pensar... Nossa vida nada mais é que uma sequência de ilusões?! Se a gente parar pra pensar, com certeza sim, e nem há motivo pra ficar triste, já que são elas que nos tornam felizes, é ou não é?!

Thiago

Peixoto disse...

Eu creio que não há motivos mano, nós não precisamos ter o melhor amor ao lado, ou as melhores coisas, já que tudo é momentâneo, o importante é você tá bem com você mesmo, o resultado é só felicidade, mesmo que seja por hora!
Se estiveres triste, busca a felicidade, uma boa dica são os amigos, posso te provar isso ^^

Camila Dominici disse...

Se for pra ser feliz viverei iludida eternamente!

perfeito o texto, vc escreve maravilhosamente bem...
bju

Johnathan Harryson disse...

doido, a vida eh como um jogo de video game ...
tem as fases normais qe são os desafios do dia a dia
onde encontramos moedas qe nos dão prêmios e caminhos para fases bonus (L)
tem tbm os chefões qe temos qe destruir =/
e os sub-chefões ;D
soh qe naum tem zeramento, acaba qdo der game over

HAHAHAHAHAHAHA
escrevi isso aki com cannabis

Unknown disse...

Rsrsrsrsrs. Engraçado vc citar a nossa turma, espero não estar entre esses q vc acredita q não pensam. Rsrsrsrss

Postar um comentário