Entre, puxe uma cadeira e sinta-se em casa

Espaço de reflexões e compartilhamento de ideias!

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Uma revolta e uma pergunta.

É, lá se foi o mês de janeiro, e com ele uma percepção e conclusão do quanto o início do ano foi desastroso. Em termos de Brasil, chuvas torrenciais castigam o sul do país e a economia apresenta um déficit que não era esperado. A nível mundial o grande destaque com certeza foi o terremoto que destruiu um país inteiro, um dos países mais pobres do mundo. O legal foi ver as nações se mobilizando em prol de uma causa muita justa, solidária seria a palavra certa. Agora, para a maioria dos jovens aspirantes à universidade em 2010, o sentimento sem dúvida é o de revolta. Também, o que o governo federal está fazendo com os alunos é brincadeira. Vejamos:

1 - A prova que seria aplicada em outubro é roubada, comprometendo o cronograma estipulado e aumentando a ansiedade dos estudantes.
2 - Dias 5 e 6 de Dezembro as provas são aplicadas, provas não, perdoem-me, verdadeiros testes para cobaias, seres de outros planetas, ou sei lá, sinceramente acho que essa prova não é para humanos, o MEC tratou os estudantes como verdadeiras cobaias, e não como humanos.
3 - Depois de aplicadas as provas, para os estudantes restou esperar o resultado, com ansiedade e para quem fez um bom teste, alegria. Final de Janeiro saiu o resultado e com ele mais problemas, sim, mais problemas, esse SISU parece que saiu foi do inferno para infernizar a vida de todos os estudantes. Mais lento e problemático do que esse "Sistema" acho que só o computador da casa de Dany que quer criar vida própria, êtaa problema.
4 - Notas de corte e resultados das provas, assim como no ano passado, duvidosos até de mais, quem somos nós para reclamar-mos não é? Agora Turismo está com uma nota de corte de 660 para Ufma deve ser uma piada, Viva ao turismo maranhense!
5 - Invasão Pó de arroz, já somos estatisticamente os mais "burros", pobres e atrasados da federação, e os caras brancas ainda acham de vir tomar vagas dos maranhenses, desse jeito não dá, estudamos tanto de maneira deficiente, e os eficientes ainda vêm pra cá, a UFMA é ruim pessoal, por favor!

Em meio a todos esses problemas, ainda esperançosos aspiramos por um futuro bom, fazendo um bom curso. Mas será que vale a pena mesmo? A graduação é o primeiro estágio para um sucesso profissional, já sou um universitário, quando não era imaginava o seguinte: sendo universitário poderei realizar meus sonhos acadêmicos, me dedicarei para ser um bom profissional e aproveitarei ao máximo as oportunidades que surgirem. Ainda estou nesse entrave, nessa batalha, mas ser universitário pra mim é mais que isso, é poder desenvolver minhas habilidades para assim utilizá-las no mercado de trabalho.

Para você que é universitário e também para aqueles que pretendem cursar a graduação, o que é ser universitário? Sucesso para todos nós!

8 comentários:

susana disse...

Ja dizia um professor meu em meados de 2009 que esse ENEM ainda ia dar muito problema. Devo confiar tanto nele, que umas duas semanas antes da prova eu acho, ele comentou sobre uma suposta fraude e na tranferencia de data.( acertou dentro)...
Fazer 180 questoes realmente, mais que um teste de conhcimento, um teste de paciencia. Acho q não passei e Reprovo o sistema.
Voce, Preto Peixoto, um dia desses disse que em 2010 tudo mundo ia virar acadêmico( ou quase todos). Concordava e achava bom. Legal ne, todos os amigos na universidade. Mas acho que hoje preciso discordar um pouco...Desde que entrou na minha vida o site do SISU, percebi que as coisas nao estão tao simples assim. A possibilidade de estudar em outro estado realmente ta trazendo pra ca mais gente que o normal. Não to mais achando cursos que têm uma media de 650 pts. Comemorem aqueles que fizeram de 700 p frente, pois o circo esta se fechando. Viva não so ao turismo, viva Às bibliotecas, ao teatro( quem valorisa teatro em s. luis?, a nao ser quando vem alguem de fora). Enfim, acho q pelo menos nessa primeira etapa, so vai passar os bons, ou melhor, so vai passar os que têm pontuação maior. Não valeu so conhecimento naquela prova, valeu persistencia e paciencia...

susana disse...

O fato é que, uma graduação hoje nem é tanta coisa.
Passar no vestibular é bacana, voce é bom, voce pode, voce tem status( nao sei ate quando mais tem)... o Hoje, curso superior nao ta mais fazendo milagre, tem que se correr atras de algo melhor. E é ainda universitario que se começa. Porque, como sempre foi, só vão estar na frente os melhores.

=)

Johnathan Harryson disse...

Interessante todos os pontos ressaltados.
Eh realmente lamentavel, para nós, a invasão interestadual na UFMA porem eu me coloco no lugar de alguns desses, no fundo eles só estão sendo egoístas, buscando o melhor para si mesmo, exatamente como eu. Pois se eu tivesse a chance (capacidade) eu ingressaria em alguma faculdade como a USP, UNB, Unicamp, UFRJ ...
A respeito da organização de todo esse sistema, o qe imagino qe aconteça eh qe as autoridades responsáveis não estão pensando em todos os interessados nisso tudo.
Li essa semana no jornal uma reportagem sobre ENEM. Um jovem qe mora em algum bairro em São Luís tinha obtido uma boa nota, relativamente, porém ele naum tinha acesso à internet, e após dois dias do início das inscrições no SiSU, ele ainda não havia tido a oportunidade de escolher seu curso. Imagino qe mtos estejam nessa situação, agora na altura do campeonato eu não imagino oqe possa ser feito para melhorar essa situação. Soh me resta esperar qe minha nota seja suficiente para eu entrar nessa tal de UFMA.

Romario Basilio disse...

Como canta Ana Carolina em sua canção 'Ta rindo, é?

-> 'Ah, vamos dando risada que a vida nos chama não da pra
chorar
A minha oração é bem curta pro santo não entediar
E vamo que vamo e vamo que vamo'

Esqueçamos!

Danii Rocha disse...

É..
Muitaa gente não vai entrar!
Tenho conhecidos que vão pro Piaui ( e não sabem nem como!) Incrivel o estágio que a situação atingiu! ( Talvez nem tão incrível,pois já suspeitava que tudo isso iria ocorrer!)

Às vezes fico estressada com tudo isso..
Às vezes acho que esse sistema até pode vir a ser bom.. mas precisa de muitos ajustes a Realidade do nosso Brasil desigual!

.. O SISTEMA TÁ BRUTO!
"Mais lento e problemático do que esse "Sistema" acho que só o computador da casa de Dany que quer criar vida própria, êtaa problema."
kkkkk... é verdade..o pc daki tem vida, as vezes me assusta!
----
Não devemos deixar de ter esperanças!
Temos que lembrar que quanto mais difícil for a vitória, melhor o gosto de saborear a vitória.
(hahaha! adoro desafios!)

=D

Déborah Diniz disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Déborah Diniz disse...

Universitário seria alguém que cursa uma universidade (jura? rs), faculdade com o intuito de ter uma educação superior e com isso ingressar no mercado afim de obter cargos e salários melhores. (Aceito complementos!)

Então... vou ser realista e sincera!
Esse ENEM foi uma porcaria! E esse tal de Sisu pior ainda. Pronto, falei!

Pela segunda vez fui cobaia. A primeira foi no Cefet. E não me sinto nem um pouco confortável com essa situação. Rs
A primeira coisa que me causa mais revolta, talvez a principal, é o fato do Ministério da Educação ter mudado o Enem sem ter consultado os maiores interessados - e prejudicados. Ninguém se importa conosco? Não temos opinião?
Não quando o que importa é a "verba".
Provavelmente a UFMA aderiu ao ENEM pra testar e ver "no que dá". Já ouvi boatos de que ela quer fazer o tradicional novamente.
Quanto a mim, já desisti do curso que queria. Já mudei e acho que nem esse dá. Também ouvi dizer que as notas do Maranhão estão entre as maiores. Se eu pudesse e deixassem tentaria em outro estado.
Nem acreditei quando vi a nota de corte do curso de Teatro. Como assim?
De uma prova de dois dias seguidos, 180 questões pode-se esperar tudo. Tenho paciência, mas não chega a tanto.

A mudança que gostariam não irá acontecer tão rápido e ainda precisa muito. Um curso superior não é o único meio. Há quem faça técnico e se dê muito bem. E a partir daí entrar numa Universidade. Mas eu continuo tentando a UFMA. Ou termino meu curso e tento o que eu sempre quis depois. Sonhos apenas adiados, não esquecidos.
O pior de tudo é a pressão e a decepção.
Além de paciência, um bom psicológico cai bem!

Beijos ;*

daniel disse...

E cara, sou vagabuundão, trabalho na marra, e estudar, acho qe vou largar meu curso antes do 1º periodo

Postar um comentário