Entre, puxe uma cadeira e sinta-se em casa

Espaço de reflexões e compartilhamento de ideias!

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Preconceito ou Pré-conceito?

Não seria essa a temática deste post, mas um acontecimento da última noite me fez pensar e repensar sobre um monte coisas, maiores detalhes ficarão contorcidos e em OFF pois são comprometedores, bem, eis o que aconteceu:
"Fui passear com meus amigos como de costume pelas ruas do bairro e adjacências, em busca de um lugar aconchegante onde poderia haver pessoas interessantes para se conversar ou até mesmo uma surpresinha inesperada (sempre tem dessas coisas né?). Como de costume, encontramos alguém, uma garota amiga de longas datas, na verdade nossos destinos sempre são as garotas, rsrs. Ela nos recebeu bem e conversamos à beça sobre tudo. Perto da casa de nossa anfitriã, mora uma outra garota da qual ela não conhece pessoalmente e por isso não conversa, o certo é que eu e meus amigos nos encantamos com tamanha beleza da menina e sua timidez. Uma coisa é certa, se fôssemos solteiros, esta menina com certeza seria alvo de nossas flechadas amorosas, fico imaginando a disputa pela solitária, bela e encantadora menina.

Para nossa surpresa e espanto, a bela garota estava se direcionando a algum lugar com uma amiguinha, e passou por perto de nós, o meu parceiro até tentou arrancar um boa noite dela sem sucesso, na volta ele conseguiu, ficou felizão. Só que o inesperado nos atingiu, a bela garota, justo ela, andava mancando, no inicio pensei que tivesse sentindo alguma dor ou estava com o pé ferido ou sei lá, algo do tipo. Meus olhos e nem os olhos de meus amigos estavam enganados, a bela garota é deficiente, tem alguma coisa nas pernas que a faz andar irregularmente. Ficamos nos questionando se aquilo era verdade, um deles até incitou um início de risadas e o outro falava meio aos deboches, parecia que minha admiração tinha desaparecido, a gente não sabia o que tinha acontecido, por que essa coisa ruim invadiu nossos seres? Por que o sentimento de preconceito tomou conta da gente? Depois fomos para sua devida casa cada um de nós."

Talvez sejamos apenas preconceituosos e arrogantes, mas por quê? O fato de imaginar andar de mãos dadas com uma garota que mal anda é o motivo? Ficamos nos culpando e tentando nos tirar isso , uma pena que diariamente temos preconceito com um idoso, com um negro que namora uma menina branca, com um deficiente mental, e agora com uma deficiente física. Talvez esteja eu sendo extremista e esteja me martirizando à toa, o problema é que eu não queria ser assim, queria poder conversar com ela e expulsar esse pré-conceito que eu tenho dela e acabar com esse preconceito, só isso que eu queria, só!

13 comentários:

Déborah Diniz disse...

Só uma pequena observação: interessante o modo como tu escreve, sendo que tá falando de uma menina. Não sei se é por causa do blog, mas se fosse outro, o modo de falar, referir-se a uma pessoa, em especial uma mulher, seria totalmente diferente!

Pois vamos...
Todo mundo é assim, tu não tá sendo nem extremista. Com certeza é hipocrosia se caso alguém disser que não tem um mínimo de pré-conceito. É inerente, diria inevitável. Muitos dizem que faz parte da nossa defesa. Não sei. Deve ser pelo fato do utro não ser "normal", não se encaixar nas "medidas" da sociedade.
Tlavez naõ andaria de mãos dadas como uma garota que mal anda por receio da opinião, críticas, olhares dos outros.

Vai ve ela é tímida justamente por isso...

O pré-conceito acaba virando preconceito.
É triste, mas é a realidade.

Beijos ;*

matheus pifrader disse...

bullshit!
cada um tem sua opiniao
e vc disse que tava engraçado, nao ri de precoceito nenhum

Anônimo disse...

Não acredito que seja uma questão de preconceito. É puramente o que está no nosso inconsciente: a ideia da perfeição, ou até mesmo, o padrão daquilo que seja considerado "normal".E tudo o que foge a essa concepçao da perfeição, o ser humano estranha. Infelizmente.
Mas é possível "moldar" o nosso inconsciente, por mais incrível que pareça. Conhecer os valores cristãos é um bom caminho para isso. Afinal, onde a fé habita, a razão fica em segundo plano. Ou seja, as ideias que habitam nossa mente desaparecem levando todos a se enxergarem como irmãos e principalmente, como iguais.

Anônimo disse...

Infelizmente essa questão de preconceito, você querendo ou não sempre vai existir,e é constrangedor pra pessoa que está sendo o alvo de preconceito. Mas o que vai diferenciar você dos outros, é simplesmente saber contornar a situação e tentar não demonstrar aquilo que o seu incosciente diz e nem ficar as piadinhas, risadas ou coisas insanas.

Unknown disse...

Cada um tem preconceito com alguma coisa, talvez seja até inconsciente, mas temos!
Concordo com Débora quando ela diz que seja pelo fato da garota "não se encaixar nas "medidas" da sociedade", mas vai de cada um querer seguir essas medidas ou não... é claro que a garota em questão não teve escolha!

Quer saber? ainda bem que somos diferentes uns dos outros!

E mais importante que reconhecer que temos preconceitos é tentar mudar isso.

Beijo e parabéns pelo blog, adorei!

Johnathan Harryson disse...

enfim ... não gostaria de estar nessa situação aew naum, ainda bem qE nesse dia eu fui pra igreja
pqE kra, eu tenho mto preconceito ... nem vou dizer aki pqE senão serei xingado por mtos.
como alguém disse aew o preconceito às vezes vem de maneira inconsciente porém oqE não pode haver eh a discriminação isso eh qE eu axo burro
hostilizar alguém por agir de tal forma ou por aparentar ser de tal jeito, isso eh desumano.
ainda bem qE vc eh um garoto qE preza pela união e desigualdade, e não deixará de conhecer essa tal garota por ter uma deficiencia

Dney Fernandes Justino. disse...

Hehehe...
Me fez lembrar:
No formulário do Enem eu estaava botando umas mentirinhas para ser chamado pro meu curso...

Você tem preconceito para com as pessoas de classe baixa?

Não, não... rsrs...

Você tem preconceito para com as pessoas de outra cor de pele?

Não, não, moleza...

Você tem preconceito contra homossexuais?

Pensei por uns 10 segundos, a caneta tremeu... Então eu disse:

Eu teeeeeeeeeeeeeeeeeeeeenho, poooooooooooooorcarrriaaaaaaaaaaaa!!! ahhhhhhhhhhhhhhhhhhh!!!

kkk, não deu pra impedir isso.

Profetas da Arte disse...

jhfs632 está mentindo MUAHUAHUHUHAHUA...Eu (já) sei o que fizeram quinta-feira passada!

Bem, fui aconselhado a dar uma olhada nesse último post e realmente tive que sorrir mais um pouco. É mais uma vez nos depararmos com a relidade preconceituosa que já está tão enxuta em nossa mente, em nosso caráter, no que chamamos de princípios de vida! Ah, é ligeiramente engraçado a maneira como se lamenta no último parágrafo de sua própria condição. Você não está só amigo Preto! Rsrs.. Está sempre lá e não nos tocamos! Que droga, também estou me lamentando agora e é inútil fazer isso, por que não vai mudar nada!

Thybério Bastos disse...

Esse com certeza foi o post que eu mais gostei.
Eu só achei um pouco egoísta você pensar no seu pre-conceito do preconceito, e nem citar, de repente, como ela se sentiria, se soubesse disso.
Enfim, acho que esse é um erro que quase todos cometemos.

ana. disse...

Cara, em tese sua consciência é formidável. Só falta a prática.

Realmente estamos acostumados a reduzir pessoas e certas características que elas possuem. Triste seria se nós realmente fêssemos reduzidos a qualquer coisa assim.

Dany disse...

Waldo,
cômico..
ótima reflexão..
um dos melhores posts de todos os tempos!
nada a declarar nesse momento..
(kkkk..)
By Dany Rocha

Unknown disse...

"Por que bonita, se coxa? Por que coxa, se bonita?"(Memórias Póstumas de Brás Cubas)...só me lembrei dessas frases no decorrer da história!!

Pra falar de preconceito eu sempre me lembro de uma expressão cliclê:

"Não devemos vê o horizonte por buracos de fechadura"...

E...é isso, para mim nenhum ser humano dele ser simplismente reduzido a olhares de uma pequena fechadura...

Jennifer Shilds disse...

..Agir de forma preconceituosa todos nós já agimos,mesmo que por poucos momentos,mas reconhecer o erro é o que nos torna melhor,pois contribui para o nosso crescimento...

Postar um comentário