Entre, puxe uma cadeira e sinta-se em casa

Espaço de reflexões e compartilhamento de ideias!

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Você é Nacionalista?


 Brasil, gigante em extensão territorial, quinto país mais populoso do mundo, tem o melhor futebol do mundo, o melhor vôley, um dos mais fortes na natação, hipismo, vela, ginástica, atletismo e demais esportes, grande influenciado da literatura mundial, a diversidade étnica e cultural é magnífica, referência mundial na agricultura, ultimamente na economia, referência também na música, país tropical com belas praias e diversos pontos turísticos, país sede da copa de 2014 e jogos olímpicos de 2016, essas são algumas das qualidades que o Brasil possui.

Tá, eu sei que falei só de algumas qualidades e não citei nem um problema (e todos nós sabemos que são muitos), mas esta deve ser a idéia, saber até que ponto alguém pode ser nacionalista, ou não. Se eu for analisar caso a caso das qualidades que o Brasil possui, poderei encontrar também vários defeitos, dessa maneira não irá valer de nada, afinal, um nacionalista ama as qualidades que seu país possui.

Muita gente defende o Brasil por sua diversidade cultural, por sua produção literária, musical e artística. Não vou citar política, seria uma covardia querer debater isso com vocês, que vergonha! Bem, por que será que eu consigo encontrar em cultura um pouco de massificação, alienação e capitalismo? Por que será que eu só consigo enxergar a literatura brasileira bem como a música e arte como cópia dos europeus? Será que eu não deveria ter nascido no Brasil? rs.

Assim, eu gosto muito do Brasil, dos outros estados e o que eles tem a oferecer, mas sinceramente digo-lhes, prefiro a literatura, arte, música e cultura estrangeira, vejo algo mais original e criativo, e quem sabe um dia eu possa morar na Noruega (viajei agora) acho fantástico a estrutura deste país. Nunca abandonarei minhas raízes, e tudo de bom que o país tem, só aspiro um mundo melhor, um pouco mais de originalidade.

Acho que sou mais maranhense do que brasileiro, ou talvez eu seja apenas um mero terráqueo, e você?

21 comentários:

matheus pifrader disse...

concordo tio!
tembem sou mas maranhese que brasileiro, era isso que eu pensava.
bom temos uma grande divercidade de cultura.
Brasil é o melhor pais lembram oque o senho me disse.Tambem sou mas austriaco so nao sei falar alemão. ja onkel!

Johnathan Harryson disse...

axo qE vc eh bixa !
relevante esse post !
destacavel sua abilidade de espreçar atravez das palavras seu pençamento !

Dany Rocha ;) disse...

Na realidade nasci no Rio, mas não me considero nem maranhense nem carioca..
Sou brasileira..
=)
Nacionalista?
Sim senhor! Não digo que inteira e cegamente, como muitos Policarpios Quaresma, pois tudo tem seu lado ruim (politica brasileira e corrupção, por exemplo). Apesar de tudo, de copiar muitas cooisas do exterior, como a arte e literatura, o Brasil vêm se configurando um país muito bom, considerando tudo o que ocorreu nos governos anteriores (essencialmente os tempos de inflação, incluindo o periodo militar, em que também ocorreram movimentos de oposição fantásticos na nossa música e literatura!)
Mesmo sendo nacionalista concordo com você em relação às "belezas e maravilhas do exterior", no entanto acredito no incrível potencial do nosso país (incluo você nessa lista..kk.. adoro ler seu blog!)
Um abraço Waldico..
(Perdoe possiveís erros no comentário!)
;)
By Dany

Thybério Bastos disse...

Não me considero nacionalista. Se eu tivesse uma oportunidade única de sair daqui, eu pegaria ela em cheio.

Anônimo disse...

PRETO VC E D+! CARA GOSTEI MUITO REVELANTE!!!!!!!!

Déborah Diniz disse...

Sou nacionalista por ocasião, digamos assim. Sou super orgulhosa com algumas coisa, porém outras, sem comentários! Da mesma forma que muitos são.
Em todo lugar pode-se encontrar música, literatura, economia, política tanto boa quanto ruim.

Mas sou louca pra ir pro exterior! rs

Beijosss ;*

Anônimo disse...

È verdade que o brasil tem lá as suas qualidades...
mas sobre esse negócio de politica... (nao gosto nem de pensar).
ainda temmos muiito que aprender com os outros.
Moramos no país do carnaval. ( das drogas tbm) =(

Dney Fernandes Justino. disse...

Oi, cara!!!
Hum... tens todo o direito de pensar essas coisas, legal...
Mas, tzsss... me senti ferido ao fato de dizer que os brasileiros não foram originais, foram copiadores, é triste ler de um cara inteligente que nem você isso mas, isso é mais uma prova da sua inteligência, ou até mesmo cultura. Se falas, conheces dessas culturas estrangeiras e até pode opinar com mais unfluência sobre o não-copiar, ou o sim-copiar dos artistas brasileiros...
Lembrei agora de Graciliano Ramos. Onde ele foi parar agora falando da alma dos nordestinos. Onde ele foi parar agora falando do interior, do mistério, fiquei pensando agora na falsa singulariedade desse gênio que torcia para a seleção brasileira.
Confeso ser leigo mas, a partir do momento que lí o conto "dois dedos" de Graciliano Ramos ele me pareceu tão brasileiro, cara.
A Brazil inteirinho é alienado, maranhenses, nem se fala. É bom encontrar um cara inteligente que nem você e quero te dizer uma coisa :
"Maranhão, Maranhão berço de heróis" É nóis! kkk

Susana Dominici disse...

" O homem forte não é aquele que sempre nega, mas que sempre afirma.(...) O Brasil não é ainda uma nacionalidade. Está longe de sê-lo. Vivemos absorvendo a cultura alheia e, economicamente dependemos das naçoes estrangeiras que manufaturam a matéria-prima de nossas indústrias. Imitamos a literatura feita pelos europeus, estudamos as ciências que eles elaboram e vulgarizamos a filosofia que eles pensam."

A fala acima foi um discurso de Getúlio Vargas, como orador na sua formatura de Direito.

Kiki disse...

Particulamente odeio o brasil, assim como, foi feito em Sp um bairro chines, a um tempo atraz estava em votação na camara dos deputados, o inicio de um bairro amaericano, so qe obviamente os votos nn foram a favor, uma boa explicação , ngn vai sair por ai lutando no chaco, e muito menos, com palitinhos espetados na cabeça, ja o eua tem uma influencia tecnologica que intervem na economia, e culturalmente falando, isso responde pq eu nn saio em epóca de campionato de verde e amarelo, o brasil como um todo sabe o que realmente é, claro muitas qualidades, mais por traz de tudo uma grande farça, o fato do brasil ter 500 anos nn é uma justificativa valida, até a economia e a cultura da itiopia é mais valorizada do que do brasil , pelo menos nunca vi um europeu sambando, nn querendo ser anti-social, e dando uma ideia superfial sobre o que é o brasi, mais todos nos precizamos reveer nossos conceitos , BGS ;D

Lee disse...

sou antinacionalista e eu asho que a dita ideologia do nacionalismo leva a pratica do mesmo ( guerras, xenofobia,desculpa p condenar o proletario, gangues:o termo certo é boneheads, PELO AMOR DA CIENCIA SKINHEAD NAO É NAZISTA ISSO EAH UMA INFORMAÇAO TOTALMENTE DISTORCIDA ) e mais outras açoes que beneficiam unicamente e exclusivamente a burguesia e seus carrascos...
asho isso muito irracional, ADORAR UM PEDAÇO DE TERRA DENTRO DE UMA LINHA IMAGINARIA NO GLOBO TERRESTRE... mais ainda quando se fala de brasil.. ou pior do público brasileiro, ops... do povo... uma nação governada a PAO E CIRCO, onde os cidadaos aprenderam a ter CEREBROS ESPONJAS (absorvem informaçoes, da midia, sem se perguntar se ao menos eah coerente...)PARECEM ROBÔ (obedecem ordens sem capacidade de construir um carater propio ou um senso critico)... FALSO MORALISTAS (sem comentarios). alienados (pior ainda, o nosso futuro está se perdendo com futilidades como malhação e capricho)...

AGORA VOCE JÁ PAROU PRA PENSAR?
QUANDO EAH TEMPO DE COPA DO MUNDO TODO MUNDO DA RUA, QUE NUNCA NEM SE FALOU... SOH SE CONHECE DE VISTA ,... SE JUNTA, FAZ UMA VAQUINHA, COMPRA MATERIAL E ENFEITA A RUA DE VERDE E AMARELO.. PRINCIPALMENTE AQUI NO MARANHAO... É UAM REALIDADE BEM PROXIMA....
MAIS QUANDO O ESGOTO DA RUA ESTOURA.. AS PESSOAS SOH RECLAMAM MAIS NGM SE REUNE P FAZER ALGO?


QUANTAS E QUANTAS CRIANÇAS SAO PERDIDAS DIARIAMNTE P VIOLENCIA E P TRAFICO HJ EM DIA, ESTUPRADAS, VENDIDAS E TEM SUA INFANCIA BRUSCAMENTE PERDIDA DE ALGUMA FORMA... E NGM FAZ NADA... MAIS QUANDO UMA BURGUESINHA INSIGNIFICANTE É JOGADA DE UM PREDIO(lógico que é uma crueldade) O BRASIL SE COMOVE, A TV SE VOLTA PRA AQUILO (sensasionalismo) E A NAÇAO DA AUDIENCIA, SE QUEBRANTA, FAZ CORRENTES E O CARALHO A QUATRO DE ASAS...

ain ain... eu sou sincera, DESORDEM E REGRESSO!

Jéssica martiins disse...

aiai Povoo . . . vcs sãao umaas graciinhas mesmoo ! (;


seem comeentárioos ;*

yury disse...

Sou brasileiro e maranhense não por minha opção, pois nasci aqui. Se pudesse escolher talvez não o faria, mas já que vivo aqui, aprendo a conviver e sou sim nacionalista, pois acredito que em meio a tantas cópias, ainda há uma grande originalidade no povo brasileiro. Não sei se é porque sou, mas tem alguma que me fascina nesse país.Calma, também não é xenofobia...Adimiro diversas outras culturas.Gostaria de conhecer o Japão e outros paíse, mas somente conhecer mesmo...Acho que encontrei meu lugar...

luis ricardo disse...

sei lá!!!!! aqui nimguem liga pra esse négocio de patriotismo,mais a é culap da educação que recebemos.............

Anônimo disse...

*n*

Thay disse...

!
Não tem nem um pouquinho de hipocrisia em falar assim do país em que vivemos?
Quem de nós nunca copiou alguém em algo?
E quem é que faz esse país? Por acaso não somos nós?
Penso que o que passou, passou, copiaram? Copiam?
O que a gente faz pra mudar isso?
Copiamos também.
E procuramos o caminho mais fácil e covarde, fugir para um lugar "melhor" em vez de ficar e tentar mudar alguma coisa com toda a "originalidade" que nos pertence!
É isso!

Dney Fernandes Justino. disse...

"Somos produtos do meio em que vivemos, sendo assim, quem foram os originais?" Os dadaístas? hehehe.

Unknown disse...

Ficou muito massa, as imagens,ficou show de bola!
As palavras q vc usou firam massa!

By:johnsonhfs1995@hotmail.com

Anônimo disse...

OLA, AUSTRIACO MATHEUS,
E TEMPO PARA FALA ALEMAO, NICHT ONKEL, HAHA

Unknown disse...

Voce aprende amar e ser mais nacionalista quando se esta longe ... quando a saudade bate no peito... quando voce foca as qualidades e nao defeitos...

Unknown disse...

Nossa,muito bom o post..
Li todos os comentários tbm e todos bem constituídos alguns com frases de grandes autores de politicos...

em relação a este assunto já mudei de opião várias vezes!

Às vezes acredito que temos potencial para mudança...Mas confesso que em tempo de copa eu realmente penso bastante no falso patriotismo de muitos cidadãos,todo mundo quer passar que o Brasil é maravilhoso,cheio de qualidades...ficamos ludibriados e esquecemos da série de problemas que exigem compromissos para uma eventual mudança...

Deixe-me narrar uma história da minha vida cotidiana nos terminais de ônibus..
Chega senhorita Luanda depois do seu cursinho,aproximadamente às 22:10 da noite...E a espera do seu ônibus,para assim poder ir para sua humilde casa e descanssar,visto que não estava sozinha havia mais uma 40 à 50 pessoas na mesma expectativa...
Depois de algum tempo de espera começo a ouvir gritos...sim,muitos gritos!
Um senhor ja de idade gritando:
" Isso é uma falta de consideração com o povo que pega ônibus,todo dia é a mesma coisa,é humilhantee está aqui esperando por um ônibus a mais de uma hora,somos trabalhadores temos compromissos,precisamos dormir!!"
Sabe ele falou direitinho tudo que eu estava pensando,mas a maioria do pessoal ficou sorrindo do senhor pq ele gritava muito alto...

Tipo,é triste,é repugnante...

Por fim,as expectativas e a espera demorou bastante ate às 23:50(pelo menos o ônibus passou antes da meia-noite)...

Enfim,devo rever uma série de conceitos...

Mas a verdade é que ainda temos muito o que aprender...
ou sendo originais ou aprendendo com os outros...

Postar um comentário