Entre, puxe uma cadeira e sinta-se em casa

Espaço de reflexões e compartilhamento de ideias!

domingo, 3 de janeiro de 2010

Sobre um pouquinho de música.

Eclètico, segundo o Mini-Aurélio: Pessoa que gosta de experimentar várias coisas, que tem um gosto variável. Talvez musicalmente eu me encaixe nesse conceito se inexistisse o forró, o brega, o tecno-brega, o funk, o pagode e outros tipos mais de variações de sons que uns dizem por aí ser música. Não que eu não respeite, apenas me afasto desse perfil e até ignoro essa variação, pena que a predominância aqui, pelo menos aqui, é o que não apreciamos, talvez por força da mídia, ou talvez seja um fator cultural mesmo.

Desta maneira, quando não podemos fazer nada, o jeito é escutar mesmo,  final de semana  lá em casa é um terror só, e vos digo - Eu até aprendo as letras, rs. Eu já tive meus baixos momentos, não vou citar todos, mas um já diz todos, Psirico, Credoo! XD

Hoje minha ecleticidade (será que existisse essa palavra?) se soma a escutar um bom rock, do leve ao mais pesado, uma boa MPB que graças à Deus é variadíssima, e de tudo que existe, nada supera pra mim a música clássica, parece que não é humano, parece ser divino. Sempre acompanho os concertos quando se fazem presentes as orquestras aqui em São Luís, este ano não tive muita sorte, quem sabe breve. Dêem uma espiadinha neste vídeo, é rápido, a música se chama "Reisado do pastoreio - Batuque, do compositor Oscar Lorenzo Fernandez, muito bom!

"A música está em tudo. Do mundo sai um hino", o grande escritor Victor Hugo disse isso e tenho que concordar com ele plenamente, afinal, todos nós, ou quase todos, vivemos com e por música. Viva o bom reggae, o bom rock, a boa MPB, a boa música clássica, o bom forró e até mesmo o bom samba, desde que não invertam o sentido real do conceito de música, entre a junção de letra e melodia, o que deve prevalecer no final é o produto de satisfação do ouvinte.  Ah, quanto as outras variações, pelo que conheço de música, não são musicas.
Para finalizar, uma citação de Paolo Mantegazza, eis: "É com a música que fazem as suas declarações de amor o rouxinol e o grilo, o cisne e a águia".
E aí, por que não usar uma agora para conquistar alguém? Vai a dica, Abraços!

11 comentários:

daniel disse...

Forroziiim é bacanaa

Anônimo disse...

isso aí mano...boa reflexão sobre isso..chamo de isso não para rebaixar, mas sim por faltar palavra pra descrever tal... A música como tu disse, é algo divino

Dominici disse...

Bom, varias vezes ja vim num onibus( vc ja sabe a descrição dele) que tem alguem ouvindo musica. Quase sempre, querendo ou não, temos q ouvir junto. Fico analisando: tem gente que começa ouvindo uma musica de legião urbana por exemplo e eu penso, "ótimo"...entao passa a ouvir um forro ou tecnobrega e depois corre para o black music e por ai vai. Entao eu penso, essa pessoa se considera ecletica, tenho certeza. Só q as coisas nao sao bem assim, é meio cúmulo variar de uma musica boa e inteligente para outra q so fala merda. A questão é que, eles estão ouvindo o que mais toca por aí, simplemente isso. Não acredito que todo forró é so besteira, todo reggae é so besteira, todo sertenejo é so besteira. Sempre há alguma coisa q se salve, e na minha opinião, é ai que entra ecleticidade( sim, essa palavra existe). Não tenho uma banda preferida, musica então, piorou.Também não vou dizer q nao ha um forrozinho q eu saiba cantar e canto porque quero, não pq ouço no barzinho, embora forro nao seja em definitivo minha praia. Tem dessas coisas, acho q ser ecletico e vc fazer sua "trilha"...isso eu gosto, isso eu nao gosto e não apenas ouço o que todo mundo ouve. E cá entre nós, as musicas atuais se estao fazendo sucesso por um ano estão fazendo muito. era isso q tinha pra falar...
Ah, e musica classica, boa sempre. isso é musica.Tudo começou quando em 2001 eu tinha uma atividade pra fazer e nao saía inspiração p fazer o desenho. Solução: mamae botou musica classica p eu ouvir, rsrs e nao é q funcionou. Acho q desde aí eu pensei : "Esse som é bom mesmo."

matheus pifrader disse...

musica e legal!tio

Anônimo disse...

Bom,
o assunto é bem interessante, mas pq o preconceito contra o forró?
O forró é uma dança popular de origem nordestina.
E pelo que sei, vc é nordestino, então devería gostar se quer um pouquinho de forró.
Quanto aos outros gêneros(brega, funk, tecno-brega, e etc.) não irei defender, até pq não gosto!
Mas, no entanto é só isso mesmo e quero cantar um trecho de uma música(forró) que eu gosto pra descontrair o cometário.

"Eu vou cantar pra tu:
Boy beautiful
Eu vou cantar pra tu:
Boy beautiful
Eu vou cantar pra tu:
Boy beautiful
Eu vou cantar pra tu:
I love You! I Love You!"

Lu Mayra

Johnathan Harryson disse...

Não concordo nem discordo

Déborah Diniz disse...

É tudo relativo!
Forró é bom (mais uma defendendo). Tá que a maioria não tem letra alguma, mas dá pra dançar, e, na minha opinião, essa é única serventia de muitos estilos musicais.
Agora, Psirico? rs
Não sou de ouvir múscia clássica, no máximo vejo a orquestra brasileira quando vem pra cá, e admiro quem gosta.
Viva a música boa! De acordo com o gosto de cada um, é claro! E um salva a MPB e a o pop!

Bjo ;*

Jéssica martinss ;) disse...

aaaaaaaaaaaaaaaaaaaafffffffffffff . pouushaa eu tinhaa escritu um montee de coisãa bacana mais aii eu cliqueei no bixinhu e aparoou tudoooooooooooo. qêeee drigaa, agoraa eu naaum escrevoo maais :( :( :(

deishaa p proxima, mais eu só vo dizer o báasico. discutiir Musicaa, Gosto musicaal, Ecleticidade é perda de teenpo, cm diz o velho ditado: Gosto, cada um tem o seeu! =(


By: Jéssica Martiins. ;*

ThyFarias disse...

Adorei esse seu post.
Música é algo profundo,é incrível como um determinado som pode influenciar tanto nos nossos dias!!
Tô contigo,deus do céu,o nosso país é campeão em inventar ou copiar tudo o que não presta!!
Costuma pensar,que hoje nem tudo merece ser chamado de música.

Patricia Nunes disse...

huumm... eu concordo com vc Waldo, quando define ecleticidade (bonita a palavra!)
eu particularmente adoro música, me relaxa, conforta...eu prefiro MPB, mas respeito os outros estilos...muitas vezes me vejo obrigada a ouvir umas coisas, que vou te contar!
Enfim... muito bom seu post...
bjaumm

Letras e Cia disse...

Oi, sou de Letras Inglês, estou respondendo a sua pergunta.
A prof Eliane mandou aquele exercício de LA para a nossa turma, pois estudamos o inglês.
Espero que tenha ajudado.

Postar um comentário