Entre, puxe uma cadeira e sinta-se em casa

Espaço de reflexões e compartilhamento de ideias!

sábado, 26 de maio de 2012

Pecados capitais

 Em uma discussão no facebook (ideias contrárias dá sempre nisso) um amigo perguntou se burrice era um pecado capital. Logo me veio a ideia de responder de maneira poética todos os pecados capitais existentes, mas, para uma postagem de facebook seria muito grande. Então, resolvi postar aqui em nosso blog a partir de uma pesquisa de poemas/poesias que atendessem cada uma de suas especificidades. Espero que gostem do resultado, logo abaixo!

AVAREZA:
Dinheiro - Pedro Homem de Mello
(...)
Deixa-lhes os versos que um dia fizeste,
Amarrado ao lodo, porém verdadeiro.
E eles te dirão: — Pássaro celeste,
Morreste? Morrendo, que bem que fizeste!

Ó canção de amor!
Dinheiro! Dinheiro! 

 GULA:
A mesa: Carlos Drummond de Andrade
(...)
Comíamos,
e comer abria fome,
e comida era pretexto.
E nem mesmo precisávamos
ter apetite, que as coisas
deixavam-se espostejar,
e amanhã é que eram elas.
(...)
 PREGUIÇA
A serpente que dança - Charles Baudelaire
Ao ver-te a cadência indolente,
Bela de exaustão,
Dir-se-á que dança uma serpente
No alto de um bastão.
(...)

LUXÚRIA
A estrela da manhã - Manuel Bandeira
(...)
Pecai com malandros
Pecai com sargentos
Pecai com fuzileiros navais
Pecai de todas as maneiras
Com os gregos e com os troianos
Com o padre e o sacristão
Com o leproso de Pouso Alto
Depois comigo 
(...)

IRA
A canção desesperada - Pablo Neruda
(...)
Tudo que o bebeste, como a distância.
Como o mar, como o tempo. Tudo em ti foi naufrágio!

Era a alegre hora do assalto e o beijo.
A hora do estupor que ardia como um faro. 

Ansiedade de piloto, fúria de um búzio cego
túrgida embriaguez de amor, Tudo em ti foi naufrágio! 
(...)

VAIDADE
Versos de orgulho - Florbela Espanca
O mundo quer-me mal porque ninguém
Tem asas como eu tenho! Porque Deus
Me fez nascer Princesa entre plebeus
Numa torre de orgulho e de desdém.

Porque o meu Reino fica para além …
Porque trago no olhar os vastos céus
E os oiros e clarões são todos meus !
Porque eu sou Eu e porque Eu sou Alguém !
(...)

INVEJA
Quem nos Ama não Menos nos Limita - Ricardo Reis
Não só quem nos odeia ou nos inveja
Nos limita e oprime; quem nos ama
Não menos nos limita.
Que os deuses me concedam que, despido

De afetos, tenha a fria liberdade
Dos píncaros sem nada.
Quem quer pouco, tem tudo; quem quer nada
É livre; quem não tem, e não deseja,

     Homem, é igual aos deuses.

ABRAÇOS, GALERA!

0 comentários:

Postar um comentário