Entre, puxe uma cadeira e sinta-se em casa

Espaço de reflexões e compartilhamento de ideias!

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Sobre o Seminário de Análise de Discurso Crítica

Como muita gente sabe, nos dias 27 e 28 estive participando do Seminário de Análise de Discurso Crítica em Fortaleza. Já participei de vários eventos bons e importantes, mas, confesso, nunca participei de um com tanta gente competente e importante de vários estados.

Acho que eu era a pessoa com menor formação dentre todos alí, e com menor conhecimento também, porém isso não importou nem um pouco, pois, estava em um espaço de debates e pude contar e ser privilegiado com grandes palestras, mesas redondas, conferências e comunicações. Uma delas foi da pessoa responsável por eu participar do evento, a minha professora de Linguística, Luciane Lira, o amor que ela tem pela área, o espírito de pesquisadora e a divulgação que fez em sala me fizeram querer participar, e eu só tenho a agradecer.

O evento foi gratuito com status de ponta, ótima monitoria, assistência, material e claro; palestrantes de primeira categoria. De 50 apresentações de trabalhos, participei de 29 delas, das quais se tiveram três que eu não me agradaram foram muito. Os temas abordados foram interessantíssimos, principalmente os que trataram de identidade, letramento, educação especial, mídia, violência, racismo e discurso. Conheci a pioneira em ADC no Brasil, a professora Izabel Magalhães, fui apresentado ao José Ribamar e seus amigos, pessoas com uma baita competência no que fazem e produzem para a ADC brasileira, até se dispôs a me ajudar em minha pesquisa de monografia. Ouvi falar muito em Norman Fairclough, até então conheço pouco, e pelo visto terei que estudar bastante suas teorias para entender mais a ADC e quem sabe futuramente eu mesmo possa apresentar um artigo ou pesquisa na área. Ainda sou um grão-de-areia neste universo, o certo é que eume apaixonei pela área e vou me dedicar pra aprender, pra poder crescer em minha formação.

A UFC é um show, o departamento de Letras e toda sua coordenação, a estrutura é boa também, algumas pessoas que conheci me perguntaram acerca do curso de Letras da faculdade que estudo, foi meio revoltante falar, rs, mas a realidade é essa e é nela que estou inserido, cabe a mim tentar fazer alguma coisa pra não ficar estagnado somente no universo da faculdade. Voltei pra minha realidade e agora é trabalhar no projeto em que sou voluntário e desde já começar a trabalhar na minha monografia, a vida está me dando oportunidade de crescer e eu vou aproveitar cada chance. Ah, se Deus quiser, estarei em outubro em Minas ou Pernambuco para mais um evento nessas áreas, que assim seja!

6 comentários:

Anônimo disse...

Quem diria meu caro que irias gostar tanto, para quem não gostava de Letras, você está indo muito bem, sucesso sempre!

James

Luciane Lira disse...

Oi Peixoto,

Adorei o texto. Fiquei emocionada.

Fiquei muito feliz por você ter ido ao Congresso. Você já tem espírito de pesquisador.
Desejo muito sucesso a você.
Sei que vai longe.
Fico feliz por ter feito parte da sua trajetória por um momento...
Um abraço.

Anônimo disse...

Caramba... Muito legal tuas palavras.
Faltou colocar meu nome nos créditos da foto de vc com a Lu... hehehe
Abração, cara...
Sandro Xavier

Peixoto disse...

Valeu Professora.

Gente, agradeço ao grande professor/pesquisador/fotógrafo Sandro Xavier. Créditos totais pra ele nas fotos. Parabéns pela palestra, uma das melhores e mais emocionantes.
^^

Deborah Diniz disse...

Muito interessante o post e tal, blábláblá...
O que me interessou mesmo foi a camisa!
Ahhhh!!!
Eu amo os Strokes!
Lindona!
\o/
uaishIAUSHiaush

Blog Ribas Ninja disse...

Olá!
Muito legal. Ficamos bastante feliz com a sua participação e, principalmente, pelo interesse.
Aguardo o seu e-mail (rsrsrsrs) para as leituras e estudos. Vamos contribuir ainda mais com a Educação Inclusiva.
Ah! Visita os meus blogs: ribasninja.blogspot.com ou ribasninja.wordpress.com

Abração.

Postar um comentário