Entre, puxe uma cadeira e sinta-se em casa

Espaço de reflexões e compartilhamento de ideias!

domingo, 5 de setembro de 2010

O que mais pode ser?

Perguntei pra uma amiga minha: - Você ama seu namorado? Ela: Eu não.
Perguntei pra uma outra: - Você ama seu marido? Ela: Amo nada.
Fiquei intrigado com tamanhas respostas, uma percebe-se até no jeito de se vestir e maquiar que se arruma para o namorado, fica nervosa, essas coisas de menina que tá apaixonada, a outra já tem até filho com o marido. Será que o sentimento maior em ambos os casos foram esquecidos? Tenho certeza que não, só não querem admitir pra si mesmas que a coisa existe, talvez por medo dessa pós-modernidade que banalizou o amor. Nesse caso, acho que a idealização da pessoa amada virou algo pessoal, egoísta. Será que o amor não é sempre um amor narcísico?

Ultimamente na faculdade estou estudando muito sobre o amor, as discussões estão interessantíssimas. Há quem diga que a culpa dessa falta de amor seja dos homens, o filósofo alemão Artur Shopenhaum concorda com isso e ressalva que o homem é puramente instinto, animalesco por sinal. Diz que só há uma união de dois seres de verdade quando um ser ainda é feto, e o casamento acaba com qualquer forma de amor. Concordo em parte. Me pergunto se a gente ama de verdade? Afinal o que é o amor? No rastro da sexualidade caminha o amor ou, como queiram, no rastro do amor caminha a sexualidade. Assim como a meta da pulsão é satisfazer-se a meta do amor é encontrar-se.

É, os exemplos que temos hoje de casais que se conheceram, namoraram, casaram e hoje são felizes são raros, mas, ao meu ver, não é motivo para se desacreditar no amor e abster-se dele, tenho pensamento formado sobre o mesmo e eu vou continuar sempre acreditando. Paz e principalmente Amor à todos!

Ps: Há uma música muito legal de uma banda chamada Velhas Virgens, "Amor é outra coisa", vale a pena ouvir, eles conceituam o amor de maneira cômica.

5 comentários:

Dany disse...

Para um professor meu da faculdade, o amor é apenas o desejo de conquista, posse.. Segundo ele qdo vc tem o que deseja vc sempre cansa após a realização, e logo quer uma nova conquista.

Nao acho que seja bem isso. Claro que é uma conquista movida muitas vezes pela paixão,mas que precisa ser consolidada continuamente, senão vc sempre estara conquistando e perdendo-a. Se analisar historicamente poderá ver que o grande império grego, por exemplo, ruiu por causa da descentralização, do crescimento exagerado, que acabou por gerar uma desfocalização caracterizada pela falta de reafirmação da conquista sobre os povos..

Coisa não muito diferente acontece no amor.. É preciso vc está continuamente inserido, reavivando-o, dando choques de animo, é preciso reservar tempo, cultiva-lo..

Amar é saber que se tem alguem em quem confiar,é sentir-se completo, é sorrir, é chorar, é se levantar das quedas e sentir que não está sozinho..
Então você pode estar pensando: "Ah isso é utopia!"
Pode ser..
e a vida o que é?

"E a vida!
E a vida o que é?
Diga lá, meu irmão
Ela é a batida
De um coração
Ela é uma doce ilusão
Hê! Hô!...

E a vida
Ela é maravilha
Ou é sofrimento?
Ela é alegria
Ou lamento?
O que é? O que é?
Meu irmão..." Gonzaguinha

É preciso acreditar no amor.
Quer saber? Eu acredito.

Peixoto disse...

Eu me rendo a você Dany! Me rendo!

Dany disse...

kkkkkkkkkk..

Unknown disse...

Sabe hoje o amor ja não é mais como antes, as pessoas falam "EU TE AMO" sem amar, sem sentir nada, acho isso muito triste, mas ainda assim acredito que apesar de tudo ainda exista pessoas que amam de verdade, e nao brincam com o sentimento das outras.

.LUCIΔППӨMIX' disse...

concordo com Gláw, pra quer falar um simples te amo, sem amar, sem sentir.

Postar um comentário