Entre, puxe uma cadeira e sinta-se em casa

Espaço de reflexões e compartilhamento de ideias!

sábado, 13 de março de 2010

Não social


Faz um bom tempinho que não posto aqui no blog, motivo: sem internet. Aproveitar as oportunidades que tenho aqui na faculdade, graças a Deus.

Bem, tenho um monte de coisas para aqui debater e expor para vocês, mas uma, que me aconteceu dia 08/03 (Dia Internacional da Mulher) me fez pensar e aqui dividir com vocês.Estava eu indo à Faculdade, não entusiasmado é claro, quando entro no ônibus e sento do lado da janela, paradas depois uma bela mulher senta ao meu lado, ela parecia retardada igual eu, ouvia música no seu aparelho no volume máximo igual a mim. Até aí tudo bem, até passados alguns minutos o ônibus lotar (ô desgraça) e um casal de idosos que pareciam ter vivido na roça desde que nasceram entraram no coletivo. O senhor logo sentou-se após um jovem da frente levantar para ele, a senhora, bem, a senhora ficou do meu lado quase que implorando o assento. A jovem do meu lado levantou e cedeu o seu lugar, a idosa sentou do meu lado e ficou toda contente que até esqueceu de pedir as coisas da jovem menina que cedera o lugar. Esquecimento ou ingratidão? Rs.

Bem, depois disso, fiquei me indagando se eu deveria ter levantado ou não, meio que com um sentimento de culpa, como se percebesse que todos ao meu redor me julgavam. Se eu cedesse o lugar à idosa, tenham certeza, não seria de coração, eu não queria ir em pé, não nesse dia, eu não estaria sendo sincero comigo mesmo, não me sentiria bem, ao contrário, ficaria com raiva e querendo saber porquê que essa senhora não estava na sua casa deitada na cama assistindo tv, ou em frente à porta na sombra vendo o tempo passar. Sem contar que há uns anos atrás eu cedi o lugar para uma mulher e ela me chamou de moleque insinuando que eu estava chamando-a de velha, eu tinha 14 aninhos, ela na faixa de 40.

Será que a maioria das pessoas cedem o lugar aos mais velhos de bom grado? Por obrigação, ou por se sentirem pressionados pelas pessoas que o cercam? Naquele dia ainda bem que a jovem do meu lado foi caridosa, pois se dependesse de mim, a senhora iria seguir em pé o seu destino, naquele dia!

10 comentários:

matheus pifrader disse...

tio, aqui no Brasil é como o senhor disse "Por obrigação, ou por se sentirem pressionados pelas pessoas que o cercam" mas às vezes tem pessoas que nem cedem o lugar a os idosos(o que sempre acontece).Meu pai disse que uma vez meu avô(pai do meu pai) tava andando de onibus sozinho, como ele não sabe falar portugues ficou so na dele, havia um jovem do lado de que nem cedem o lugar pro meu avô, chegando em casa meu avô contou pro meu paie meu pai disse que se fosse na Austria os jovem cedem o lugar a os idosos, nao por obrigaçao nem por se sentirem pressionados é sim por educação e respeito

Dany Rocha disse...

kkkkkkkkkkkkkkkkkk...
Já passei diversas vezes por isso.
as vzs sinto um pouco de culpa por não levantar, as vzs indiferença, as vzs cedo o lugar e me sinto maravilhosamente bem, tipo heróica, as vzs me sinto terrivelmente mal por ter levantado, o que revela certo egoísmo.
Tudo depende do que estou pensando naquele momento ou de como eu estou. Não se trata de ser mal ou boa, é claro que me importo com os outros.

Esses dias tava lendo um livro sobre isso: as prioridades do homem, chamado de "Dianética"..
ele revela que resumindo o homem, ele tende a se preocupar somente consigo mesmo, e isso é instintivo. Não há com o que se alardear.

Só que como somos seres politicos dotados de inteligência, e como dizia Aristoteles "o homem é um ser social", cria-se um conflito entre o ser egoista x o ser social. Logo, precisamos praticar um pouco o altruísmo e deixar de lado nosso "espírito egoísta original".

Penso que assim estaremos contribuindo não só com a pessoa beneficiada pela gentileza, mas com a nossa própria auto-estima, conciliando os dois lados do homem.
rs..
Um abraço.

Amanda e Felix disse...

engraçado esse quetionamento, as vezes eu cedo o lugar de bom grado, com alegria no coração, mas as vezes cedo por obrigação, o que me deixa contrariada pq vou em pé em um ônibus lotado...
mas geralmente as pessoas ainda são mal agradecidas...
Meu conselho é: faça o que seu coração pede naquele momento, não adianta vc fazer algo se não quer pq ceder o lugar a alguém é um gesto de bondade, certamente
Deus não se agradará de vc fazer algo por obrigação, nem vc se sentirá bem.
bjos...

Déborah Diniz disse...

Eu sou do mesmo jeito: cedo ou não o lugar dependendo de como eu estiver no dia.
Mas eu tenho a impressão, principalmente num determindado ônibus, que eu tenho uma ímã pra pessoas idosas e/ou grávidas. É incrível!
Ás vezes eu levanto, às vezes não. Ainda tem aquela história: Pq vc, que é mais nova, não levanta? Odeio isso.
Como geralmente eu sento do lado da janela, eu deixo pra pessoas do lado levantar! Hehe
Eu sei que é egoísmo, mas pq tem que ser eu?

Só vou levantar quando for de boa vontade!

Beijos ;*

Thybério Bastos disse...

Bem, quando vc diz que não cedeu porque não era de coração, não é uma questão de vc não fazer algo por alguem porque vc não gosta, como a gente sempre faz. Ceder o lugar para as pessoas mais velhas, vc dando de coração ou não, é questão de educação. Mesmo sem eu querer, eu cedo, e não me deixo dominar pelas coisas da minha cabeça do tipo: Eu não quero, eu não faço! ;D As vezes é bom renunciar uns gostos, como outro dia, que dei R$ 5,00 e o cara me deu R$8,00 de troco. Devolvi, não de coração, não querendo, mas por consciencia!
Abração

Johnathan Harryson disse...

Assunto mto polêmico a meu ver e no mínino relativo.
Eu tenho o costume de ceder o lugar para pessoas idosas ou qe considero qe precisam sentar-se, a exceção dessa regra eh qdo cedo o lugar para garotas bonitas HAHAHAHAHAHA
enfim... mas aconteceu comigo uma certa vez de entrar uma velinha no ônibus e ir justamente lah pro fundão, eu estava lá com mais dois amigos. A maldita disse o seguinte: "qual vai ser dos três qe vai ceder o lugar pra mim?" ...
ahhh miserável ... veio um ódio em meu ser, doido
ela teve foi sorte qe meu amigo foi falso-altruísta e "deu" o lugar pra ela sentar.

e nunca se esqueça dos ensinamentos dexterianos:
"everybody use masks, I'm not different!"

Anônimo disse...

Interessante esse post, bem ressaltado. Às vezes nem ligamos pra essas coisas que nos parecem tão insignificantes mas que na realiade fazem grande diferença no que diz respeito ao nosso caráter, somos mesmo cordiais por livre e espontânea vontade ou pq somos "obrigados" a ser?! éum bom assunto para se refletir! Thiago

Stronger than me disse...

HAHAHAHAHA , ceder o lugar no onibus pra mim não é obrigação não, vai depender do seu estado de espírito naquele momento.

E se eu ou você não cedemos não é porque somos naturalmente egoístas, talvez estamos passando por um momento difícil,dor de cabeça, no pé, sei lá ... temos que fazer aquilo que nos parece mais conveniente .

Eu duvido se fosse o idozozinho que estivesse sentado lá e você cheio de bagulho na mão, ele talvez nem segurar suas coisas não seguraria :D Pra mim esse povo é tudo mal- educado mesmo, HÁ ... por favor, não se sinta mal, vai que você tenha outra oportunidade, que talvez você se sinta bem, mas não faça por obrigação ! (:

?Beijos !

Unknown disse...

Eu penso assim o.Oh;
"Aí eu sou jovem tenho uma vida tão atribulada...
Este senhor de idade,assim q chegar em casa poderá se sentar no sofá e passar o dia lá assistindo seus programas na televisão,enquanto eu terei que fazer uma série de tarefas..melhor eu ficar sentadinha mesmo"....rsrsr
pensamento egoísta?
vai saber!!

Anônimo disse...

um dia você terá 60 anos, e verá como mesquinho você foi.

Postar um comentário