Entre, puxe uma cadeira e sinta-se em casa

Espaço de reflexões e compartilhamento de ideias!

domingo, 25 de março de 2012

Apois e Iapois: algumas notas!

Como parte da discussão no minicurso: “The Portuguese Answering System: Afirmation, Negation and Denial que participei “clandestinamente” em congresso em São Paulo, comentários foram feitos acerca da sentença lingüístico-regional “Apois” e “Iapois” Pudemos verificar a partir dos mesmos que o “iapois”, é pronunciado em Alagoas, interior de Minas e Sudoeste da Bahia. O meu amigo e pesquisador Bruno Rodrigues, concluiu algumas particularidades da sentença: “ No entanto, eles me disseram que ‘iapois’ não ocorre, ou seja, provavelmente esse termo/expressão não é resultado de ‘E pois’ como aqui entre nós (Alagoas): e pois > eapois > iapois > iapoi”. Mais pode ser visto em seu blog, no link a seguir: http://www.linguanamadrugada.com.br/2012/02/notas-sobre-iapois/

Buscando mais informações sobre as sentenças e suas possíveis diferenças de significados entre os estados/regiões, busquei fazer uma mini-entrevista com amigos que moram nestes lugares. E acrescentei mais um estado: Pernambuco. As informações contidas sobre Alagoas podem ser claramente apresentadas com o próprio Bruno em seu blog. A seguir, alguns breves resultados com pessoas de Manhumirim (Minas Gerais), Olinda (Pernambuco) e Vitória da Conquista (Bahia). Eis:

•    Manhumirim – Interior de Minas Gerais:
Essa cidade fica no Leste de Minas, mas também é pronunciada pelo menos uma das sentenças, que no caso é “Iapois”, só que lá diferentemente da dicotomia Afirmação/Confirmação empregado muito nos outros lugares, nesta cidade o vocábulo tem como atributo outra carga semântica. Qual? A de Advérbio de Tempo. Qual? Depois. Exemplos:

- Iapois eu vou comer!
- Tu vais jogar futebol  hoje? – Iapois de estudar irei!

Foi também fornecido a mim como informação, que uma derivação (?) está sendo muito utilizada lá também, o “Iarroi”, que no caso, está sendo aplicado com a função sinonímica de “e então..” .
- Iarroi! Você vai conosco mesmo?

Eles fizeram isso, iarroi, sumiram!
Muitas informações sobre outras palavras, expressões desta cidade e de outras cidades de Minas foram passadas, num post breve eu compartilho.

•    Vitória da Conquista – Bahia
Nesta cidade do Sudoeste da Bahia, a pronúncia feita é “Apois”, só que nem todos os moradores falam dessa maneira, sendo o “pois é” o mais utilizado. E um dado interessante, há uma grande influência do regionalismo na literatura para aqueles que falam “apois”, eis o motivo de não ser tão comum na cidade. Estudantes universitários, professores e uma parte pequena da população (creio que os leitores) utilizam em seu linguajar na tentativa de criar um “ethos”, mas são raros os momentos e nada usual. Uma grande ressalva a se fazer também é a proximidade geográfica do sul de minas e o sudoeste da Bahia (Vitória da Conquista) e a presença dos mineiros na cidade baiana.
Então, a significação de “Apois” está para a mesma de “Pois, é” relacionando-se mais a concordância, pois não pode responder “pois é” para uma pergunta que exige um sim ou um não, como nos exemplos dados pela entrevistada:

Sentido errado:
- Você gosta de ler? – Apois (caso a resposta fosse sim)
- Você pode fazer isso? – Apois (caso a resposta fosse não)

Sentido Correto:
- O filme foi muito bom! – Apois!
- Estamos atrasados para aula! – Apois, vamos logo então!
Mudando apenas o léxico, “Apois” lá está sendo substituído por “Apôs” sem interferir em sua significação na região.

•    Olinda – Pernambuco
Nesta cidade, segundo a entrevista, tanto o termo “Apois” que equivale a “então”, quanto o termo “Iapois”, que equivale a “aham”, “pois é” dando Afirmação/confirmação são utilizados. Isso na região metropolitana, nas cidades do interior pernambucano ela não sabe. Num dos exemplos, ela demonstrou o seguinte:

"Apois ela disse que saiu mais cedo?" / "Então ela disse que chegou mais cedo?"
" - Ela saiu cedo então? / - Ela saiu cedo apois?"

E no caso de concordância dando respostas positivas, a expressão indica a possibilidade de Afirmação/confirmação. Seria/estaria associado ao concordar com o famoso “Aham”, tão utilizado pelas pessoas.
     Você gosta de picolé de siriguela?/ - Iapois!
     O Jon Bon Jovi é um fofo? (kkk)/ Iapois, ele é!

Logo, os dois casos podem ser utilizados num só contexto, como em:
  - Apois você gosta do Bon Jovi?  - Iapois
  - Então você gosta do Bon Jovi?  - Aham

As regiões metropolitanas do Recife abrangem as cidades de Olinda, Paulista, Jaboatão, Itamaracá e Cabo de Santo Agostinho. Espero ter contribuído um pouco sobre a temática que é tão interessante para nossa língua!

quinta-feira, 8 de março de 2012

No final do dia, é sempre tudo por elas!

 Neste dia internacional da mulher, minha homenagem será baseada naquilo que eu aprendi ao longo da minha trajetória com elas. Por quê? Simplesmente porque o ser mais importante e especial da minha vida é uma mulher. Ao longo de oito anos de ensino fundamental somente foram elas que me ensinaram. Porque minha inspiração e primeiro incentivo no mundo das letras foram delas, assim como também minha primeira oportunidade de lecionar. Porque é uma mulher a pessoa que nunca desistiu de mim e que sempre me ajudou quando eu precisei. E foi uma mulher que fez eu aprender a ser um homem de verdade e não brincar com sentimentos alheios.

E neste período todo, sempre foram elas o centro de tudo. E são elas os seres mais fortes deste universo (e lindos também). Mulher é sinônimo de vitórias e a certeza de amor compartilhado, afinal, qual ser no mundo exala tanta afetividade quanto a mulher? Mulher é uma benção de Deus, uma virtude da vida. Paro e lembro dos tempos de criança, do ensino fundamental e todo apoio e mimo das professoras. De todas as piadas e mensagens de afeto da venderora de cocada da escola (Dona Martinha). Lembro das primeiras palavras de incentivo e futuro bom, ano 2000, professora Josenete sussurando aos meus ouvidos: - Você vai ser brilhante, apenas trate de seguir nos caminhos retos". Queria eu poder entender aquilo e obedecê-la. A única vez que eu fui para a diretoria de uma escola foi por culpa de quem? De uma mulher! E eu agradeço muito por isso, aquela disciplina me fez ter vergonha na cara!

A minha mãe é indescrítivel, a maior mulher na minha vida. O meu exemplo diário, a minha rainha! 
Minha irmã é a minha força, minha vontade de um dia poder retribuir toda a ajuda, todo reconhecimento.
A professora Marília é o meu "puxão de orelha" pelas besteiras que falo ou cometo, rs, uma linda mulher que é exemplo pra mim!
Professoras Eneida, Luciane, Elaine. Compartilhei grandes momentos, minhas inspirações no mundo das letras, da pesquisa. Sempre vou agradecer a Deus pela oportunidade e prazer de ter sido aluno delas.
Thayane Trakinas, Danyelle Rocha, Paula Jaianir, Carolina Carvalho, Jádi Gomes, Viviane Mota, Elianne Saio, Amanda Oliveira: Não me fazem sorrir nenhum um pouco :p  Lindas e admiráveis. Meninas muito inteligentes e de valores que nunca vi em ser algum.
Estou conhecendo aos poucos uma que na verdade eu já conheço há muito tempo, rs. história longa e que me faz pensar que nunca é cedo ou tarde demais para se fazer o bem: um beijo Letícia Furtado!!!

São muitas mulheres para falar, estou rodeado delas (graças a Deus por isso), todo dia é dia da mulher. Queria poder abraçar bem forte cada uma (nem minha mãe nã dá, foi achar de viajar pra namorar, rsrs vê se pode!), mas fica meu eterno apreço e gratidão por cada uma.

domingo, 4 de março de 2012

Educação a Distância (EAD)


  A democratização da internet e o fácil acesso da sociedade em usar os seus benefícios e recursos, contribuíram bastante para os avanços do processo de comunicação. Quando se trata de Educação a Distância (EAD) – termo que não é necessariamente novo, visto que apenas se aperfeiçoou – as facilidades que a internet trouxe ajudaram muito no processo ensino/educação/aprendizagem. Os termos “presença e distância” ganham novas atribuições de sentidos (o presencial se virtualiza e a distância se presencializa), assim, os encontros em um mesmo espaço físico se combinam com os encontros virtuais, a distância, através da Internet.

Levando-se em consideração as grandes jornadas de trabalho das pessoas e sua falta de tempo para frequentarem salas de aulas para fazer algum curso de especialização profissional, a EAD fortaleceu bastante a disseminação do conhecimento de maneira mais ampla (e barata), com resultados tão bons quando na Educação Presencial. Tirando como exemplo, uma pessoa que trabalha o dia todo, e ainda tem faculdade à noite, complementar sua formação com um curso a mais na “Modalidade a Distância”, em um horário acessível, como nos fins de semana. A internet abre um horizonte inimaginável de opções para implementação de cursos a distância e de flexibilização dos presenciais. Pelo desenvolvimento da rede é possível disponibilizar, pesquisar e organizar em uma página WEB conteúdos, interligados por palavras-chave, links, sons e imagens e utilizar ferramentas de colaboração como correio eletrônico, fóruns de discussão e outras mídias que favorecem a construção de comunidades virtuais de aprendizagem. 
 
O crescimento da EAD é eminente, mas, ainda é visto da forma como uma educação de menor qualidade. A presença do professor em sala para diálogos e trocas de experiências no momento exato do processo é o principal argumento para os posicionamentos contra esta modalidade. Deve-se entender que a EAD não surgiu para extinguir os cursos de modalidades presenciais, pelo contrário, tem sua principal característica contribuir e ser uma alternativa a mais para quem quer aligeirar os estudos e não dispõe de tempo para frequentar um curso regular. É importante ressaltar também que nenhum curso a distância tem seu planejamento curricular feito de maneira aleatória e irresponsável. Há toda uma sistemática que visa dar qualidade ao que é oferecido a população.A produção dos materiais didáticos utilizados em EAD é rigorosamente planejada. Eles são confeccionados passando por diferentes equipes, como a de professores dedicados aos conteúdos, equipe de comunicação, especialistas em EAD, até chegarem a forma final.

A desmitificação da EAD é importante para que haja uma divulgação ainda maior, de forma a explicitar suas características e suas vantagens. Desta forma, as pessoas podem a entendê-la melhor e aceitá-la como uma metodologia de ensino que promove a igualdade de oportunidades por permitir que qualquer um estude nas horas de sua conveniência; em locais que lhes convêm, não gastando tempo e dinheiro em locomoção; sem falar que o estudo é muito objetivo e a aprendizagem muito eficiente por conta de materiais de alta qualidade, disponibilizados a todos de maneira igual.