Entre, puxe uma cadeira e sinta-se em casa

Espaço de reflexões e compartilhamento de ideias!

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Rio


Vou aproveitar a deixa do post no blog de minha amiga Perla Alvez (Graduanda do 6º período de Letras) de suas idéias, ela faz comentários acerca do filme “Rio”, vou seguir seus pressupostos e acrescentar umas inferências que eu tive quando assisti ao filme.

Sem dúvidas alguma, o filme é muito fofo, engraçado, o gráfico é ótimo e vale a pena assistir, pra quem gosta do gênero é um prato cheio a criançada deve ter adorado. Inclusive obteve grandes marcas quanto à arrecadação financeira, muitas pessoas assistiram e gerou muitos lucros. Mas, o que está em questão aqui são os valores do filme, no discurso ideológico que o filme transmite, principalmente à cidade que leva o seu nome.

Qual a intenção de divulgar a cidade maravilhosa fazendo-se um paralelismo com os Estados Unidos? O filme começa no Rio de janeiro, tem seu desenrolar na cidade e encerra-se na mesma. O mais interessante é que apenas uma personagem é americana, justamente a que fica mais horrorizada com a cidade.

Carnaval, futebol e mulher pelada? Já está estigmatizado que somos o país do carnaval, mas, entendam, não somos 100% da população que gosta deste tipo de manifestação. Eu pelo menos odeio o carnaval, gosto de samba, mas o samba que eu gosto não tem nada a ver com carnaval. Assim também como não gosto de bumba-meu-boi, apesar de morar no estado referência desta cultura no Brasil. Teve um jogador francês que na copa de 2006 disse que no Brasil as pessoas são boas no futebol, mas em compensação, são poucos intelectuais. Dentro do futebol, isto é verdade, a maioria dos jogadores sequer sabem escrever, isto não vem ao caso, somos o país do futebol, mas, existem coisas além do futebol.

A menina personagem do filme (a dona do blue) fica perplexa ao ver uma mulher semi - nua na rua, não sabendo que é carnaval. É isso mesmo que é nosso Brasil? Mulher pelada? A nova propaganda da Havaianas é engraçada, mas, é preconceituosa, tem o mesmo discurso que é transmitido no filme, que nosso país é o top em bundas de fora. Os argentinos em seu mais famoso jornal já cutucaram nosso país, os europeus, os americanos. Muito mais do que as belezas naturais do Brasil, os homens europeus vem atrás de “outras belezas naturais” aqui em nosso país, inclusive já existe até um guia turístico pra isso.

Ladrões! Os vilões do filme são ladrões cariocas (do morro, ressalto). O mais detalhador é o personagem mirim, menino de rua que acaba entrando no crime, acompanhado dos macaquinhos larápios. E agora um blog americano que diz que os jogos de 2014 e 2016 no Rio de Janeiro serão os “jogos mortais”, um retrato que abona a imagem de uma cidade tão linda, a mais linda do mundo.
Eu não gosto de carnaval, amo futebol, o filme é legal, mas isso são coisas que não devem passar despercebidas. Afinal, brasileiro gosta de rir de suas próprias desgraças mesmo.

sábado, 7 de maio de 2011

Minha casa

Não, eu não irei falar de casa etimologicamente, falarei de casa seguindo a visão do fenomenologista francês Gaston Bachelard. Em sua obra "A poética do espaço" ele compara uma casa (e suas partes) a lugares que revelam o íntimo do ser humano. A casa num todo para ele é como um ninho, um lugar de conforto e aconchego onde a pessoa sente-se segura. A casa revela o que a pessoa é. A casa é o espelho da pessoa. E concordo com ele, não há lugar melhor para se descansar, refletir, sentir-se seguro.

A minha mãe é a minha casa, sim, o seu abraço, o seu amor, seu carinho, seus conselhos, são alguns dos fundamentos que edificaram meu ser e tudo o que eu sou, devo infinitamente a ela.

A minha mãe é maravilhosa gente!

Ah, ela é toda feminina, toda vaidosa, cheirosa, dá vontade de apertar e não soltar mais. Ela é uma mulher muito forte, às vezes me pergunto de onde vem tanta força pra lutar, trabalhar todos os dias, sempre deixar as  coisas organizadas. Pergunto-me de onde veio tanta força de vontade para criar 5 filhos sozinha. Sim, sozinha! Mesmo com tantas adversidades que a vida proporcionou, ela nunca deixou de lutar, nunca deixou nada faltar, nunca deixou que desviássemos dos caminhos retos da vida.
A minha mãe é um exemplo a ser seguido. É a melhor mãe do mundo.
Sempre nos defendeu com unhas e dentes. Sempre esteve ao nosso lado mesmo quando estávamos errados. Ela é engraçada quando deve ser, e séria também. É sonhadora, é perfeccionista. Adora todos os seus netos. Quando está perto deles, torna-se uma mãe duplamente, é lindo de ver.

Minha mãe é humilde, é caridosa, sempre ajuda quem precisa que às vezes me irrita. Ela pega minhas roupas que ainda uso sem permissão e leva para os necessitados. rs! Depois diz: - Meu filho, eles precisam mais que você! Minha cuida. E cuida mesmo. De mim. Dos meus irmãos, e até da minha irmã que há 11 anos não mora conosco. Quando fica doente ou precisa, recorre a minha mãe para ir ao Rio Grande do Norte, quem sofre sou eu na sua ausência, rs! Minha mãe é ocupada, ocupadíssima, você não a encontra nas portas falando da vida alheia e dificilmente a vê assistindo novela, isso é ótimo.
Eu tenho orgulho desta mulher, por tudo que ela representa. Que orgulho é ser seu filho. Que presente lindo!
Na verdade no "Dia das mães", nós filhos é que temos que comemorar, nós é que temos o maior presente.
Agradeço sempre ao Senhor pela melhor mãe do mundo.
 
Dona Deusa, você é tudo na minha vida, te amo muito!
Feliz dia das mães.