Entre, puxe uma cadeira e sinta-se em casa

Espaço de reflexões e compartilhamento de ideias!

sábado, 23 de outubro de 2010

Como dizia o poeta...


Ao som de "Conversa de botas batidas", do Los Hermanos, posto esse poema-reflexivo do Vinicius de Moraes e faço algumas considerações. Conheci através de meu grande amigo Antônio José que, na II Balada Literária da Fama, declamou com maestria. Não consegui postar o vídeo da apresentação dele no youtube, vou ficar devendo essa, mas, apreciem:

 Como dizia o poeta

Quem já passou por essa vida e não viveu,
Pode ser mais, mas sabe menos do que eu.
Porque a vida só se dá pra quem se deu,
Pra quem amou, pra quem chorou, pra quem sofreu.

Quem nunca curtiu uma paixão
Nunca vai ter nada, não.

Não há mal pior do que a descrença,
Mesmo o amor que não compensa
É melhor que a solidão.

Abre os teus braços, meu irmão, deixa cair.
Pra que somar se a gente pode dividir.
Eu francamente já não quero nem saber
De quem não vai porque tem medo de sofrer.

Ai de quem não rasga o coração,
Esse não vai ter perdão.
Quem nunca curtiu uma paixão,
Nunca vai ter nada, não.

"A vida só se dá pra quem se deu". Esse é o poema que faz alusão a toda forma de vida, estabelecendo, principalmente, uma ligaçao, conexão entre o prazer, o sofrimento, e o que tudo isso traz para nossas vidas. E realmente, o que seria de nós sem todas as experiências que vivenciamos?  "Quem nunca curtiu uma paixão, nunca vai ter nada não". Até mesmo aqueles que se dizem solitários e preferem essa condição já amaram alguém, já se entregou a uma paixão. "Pra que somar se a gente pode dividir." Antes de ter lido essa parte, já trazia comigo essa filosofia, de poder compartilhar os valores e sentimentos com as pessoas. E, por fim, lendo a última estrofe lembrei-me de um texto da Marta Medeiros que fala sobre se entregar à vida, ela cita o piruá, resto do milho de pipoca que não reage ao calor, ela compara o piruá às pessoas. Gente que não reage ao calor, que não desabrocha. Fica ali, duro, triste e inútil pro resto da vida. Não cumpre sua sina de revelar-se, de transformar-se em algo melhor. Não vira pipoca, mantém-se piruá. 

Espero que tenham gostado do poema, espero que tenham gostado ^^.

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Carrega tua cruz Barrabás!

 "Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá;
As aves, que aqui gorjeiam,
Não gorjeiam como lá."
(Gonçalves Dias)

O fragmento matriz deste post, a Canção do Exílio, é uma das poesias mais conhecidas nacionalmente, foi produzida em 1843, no primeiro momento do movimento romântico brasileiro, onde é considerada a primeira poesia que fala de amor ao Brasil. Foi feita quando Gonçalves Dias se encontrava exilado em Portugal em um momento de euforia pelo fato do Brasil ter se tornado independente em 1822. Completamente ufanista, Gonçalves Dias, feliz pela libertação do Brasil da familia imperial e com saudade da terra amada a descreve nessa linda canção.

Fico pensando, como Gonçalves Dias retrataria a sua terra hoje se houvesse uma libertação do comando da Família Sarney?

Faz um bom tempo que os sabiás não cantam nada nesta terra, os carcarás sim, estes cantam há bastante tempo. Estivemos perto de mais uma vez conseguir a liberdade das garras do mal que assola nosso estado, mas, 0,08% foi o que impediu, que tristeza! Mesmo com todos os esforços, com a luta, com as campanhas e movimentos, a ignorância da população prevaleceu. A escolha de continuar vivendo na miséria, no açoite, das greves, da falta de tudo, a escolha por um Maranhão pior. Era difícil vencer, o lado do satã sempre foi forte financeiramente e isto ajudou em muita coisa. O Maranhão continuará pelo menos por mais 4 anos se sujeitando aos comandos da Oligarquia. Continuaremos a aparecer no cenário nacional como a escória do país, o Afeganistão brasileiro, o mais pobre, o que tem as piores escolas, etc...

Parabenizo aqui o candidato que eu escolhi, pela campanha limpa, pelo esforço de mesmo sem dinheiro pra campanha, dar trabalho e fazer o lado ruim tremer de medo. Pela visão de futuro e por não se calar em nem um momento para os gigantes. Pelo ótimo debate, por ter dado o seu melhor, perdemos uma batalha, a guerra continua. Ao movimento #ForaRoseanaSarney meus parabéns pela força, pela luta e dedicação no engajamento para um Maranhão melhor, estamos de luto hoje, não sempre. Aos 50,08% que elegeram a filha de bigode, meus pêsames, vocês foram mais fortes e agora aguentem as consequências. 

 
Carrega tua cruz Barrabás!