Entre, puxe uma cadeira e sinta-se em casa

Espaço de reflexões e compartilhamento de ideias!

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Por uma vida um tanto menos ordinária.

Amor de mãe, cama, chuveiro, água geladinha, uma boa comida na hora certa, um banheiro decente, internet e tv. Quem trocaria essas "regalias" por uma vida no mato onde sequer água potável você encontra? É, eu e meus amigos escolhemos nos isentar dessas regalias durante 5 dias, no momento foi decepção com tudo e são tantas coisas, ainda bem que podemos relembrar sem sentir saudades, com exceções é claro.

Com tantos sufocos e dificuldades que passamos, há de se tirar as partes boas de tudo isso, mesmo sendo hostilizados, discriminados e mandados a todo instante. Mesmo tomando café às 8, almoçando às 2 e jantando quase às 9. Mesmo tendo que andar muito para banhar decentemente (com uma cuia e dividindo com 6 machos, tendo que tomar cuidado para não sujar a água). Mesmo tendo que beber água quente com gosto de gasolina tendo que ter a permissão dos humildes. Mesmo tendo que ir bater o "calf" acompanhado das mutucas, mosquitos, maruins ou como diria Panda MARUMBINS.kkkkkkk! E são tantas as outras coisas, mesmo com tudo isso foi bom:

  • Poder ver o nascer do sol com o crepúsculo ao fundo é bom de mais, e 7:33hs olhar os gansos e suas demonstrações de companheirismo e amizade, perfeito.
  • Passar esses dias ao lado dessas "pestes" é muito legal, não tem como não sair alegre, Panda burro e engraçado, Herbeth calado e carrapato, Negão Preguiçoso e garapeiro, Branco atentado e nojento, Johnathan desesperado e faminto, Manoela chorona e risonha, eu fica a critérios de vocês, rara!
  • Compor músicas que já são sucessos: "Pelada lá em casa", "Carangueijo", "A vida é sofrida", os hits do momento, pense num momento bom.
  • Poder mostrar as pessoas que podem ser melhores do que são mesmo sem utilizar as palavras, apenas com a recusa, isso não tem preço.
  • Conhecer pessoas legais que acabaram tornando as coisas melhores naquele lugar, Cleicy, Jhully, Vítor, Keylane, Adália, Karol, Cibele, Nylmara, espero poder vê-los logo breve.
  • Rever os velhos amigos, Abigail (100% original o resto é xerox), Érika (Quem conhece jamais esquece), Bruna, Léo, Dart, Luana, apesar dos encontros e desencontros vocês irão permanecer.
  • Ter uma conversa serena que me fez abrir os olhos sobre um monte de coisas, inesquecível.
Passamos dificuldades e nos arrependemos de não poder estar  em barreirinhas naqueles momentos? Passamos sim, nos arrependemos também, mas num todo foi bastante legal, pudemos nos unir mais, apender mais e refletir um pouco mais sobre decisões, afinal, desde o início já fomos errados a este acampamento. Levando-se em conta que passamos praticamente todos os dias do ano em nossos lares, estes 5 dias valeram a pena, e graças a Deus deu tudo certo. Amém!

P.S: Próximo post só com curiosidades, momentos grotescos e engraçados.

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Propósitos.

 Há uns anos eu conheci uma mocinha na balada. Muito educada, gracinha, alguns anos mais velha. A aproximação dela aconteceu de forma direta e gentil, muito bem orientada. Desde o início ela sabia o que queria e exalava a confiança (talvez proveniente da extrema beleza) de que podia qualquer coisa que quisesse... Alguns minutos conversando comigo, ela tentou um beijo. Não dei.

Não sei dizer ao certo porque sequer troquei telefone com ela. Talvez -- apesar do meu desejo -- eu tenha usado aquela situação pra refletir e perceber que o discurso machista que a gente sustenta tanto, aquele mesmo da independência e iniciativa masculina, pode gerar o efeito contrário muitas vezes.

A gente estava tendo uma conversa deliciosa... Mas quando a amiga chegou com seu olhar de reprovação você-tá-nessa-ainda e a moça se deu conta que havia passado 30, 40 minutos conversando apenas comigo em uma boate lotada de gente (leia-se muitas possibilidades) retraiu-se. Fui educado e simpático, agradeci a companhia e saí.

Por que contar essa história? Porque eu acho que toda mulher merece um cara que gaste mais de 40 minutos, insistindo, conhecendo e se deixando conhecer antes de tentar colocar a língua dentro da boca dela. Nada contra a filosofia do "ficar"... Mas é que hoje eu vejo que a nossa vida perdeu boa parte do romance. E da corte, do flerte, da conquista, da sedução... As relações são quase todas fast-foods, e a gente tem tanta fome de viver, que vai atropelando fases e vai atropelando tudo. E mata -- sem se dar conta -- o tempo necessário pra perceber se aquela história podia ser mais... Se o cara era legal, ou você era legal... vai saber.

Eu acho que eu tô ficando careta. Nunca achei que eu fosse dizer isso, mas tô. Acho que a gente veio "deseducando" as mulheres durante todo esse tempo, e deixou tudo tão fácil, tão disponível e tão acessível que matou todo o encanto...

Por que simplesmente não beijar a menina quando estiver com vontade? Por que relutar em atender a cada desejo e necessidade nossa (inclusive sexual) no instante mesmo em que elas aparecem? Afinal, não somos homens modernos? Respondo. 

 Porque depois de um tempo, a maioria de nós reclama de solidão e vazio. E não entende por que ela não percebeu que você é incrível e te convidou para a festa de aniversário, pra boate. E se sente abandonado, sozinho... 

Fazer um almoço completo, com uma salada gostosa, uma massa com molhos, temperos e a proteína escolhida, pode dar o trabalho de ir pegar os tomates frescos na feira, assar a carne, lavar as folhas, misturar condimentos, mas traz uma experiência e um sabor que não podem ser comparados ao de passar no drive-thru daquela loja de sanduíches e ingerir em dois minutos o cheeseburguer com bacon.

Eu não quero beijos fast-food, não quero sexo fast-food. O cheeseburguer pode ter lá o seu espaço e o seu charme, mas é barato, gorduroso, faz mal pro coração e deixa a gente se sentindo feio e inchado no dia seguinte. Como nós, os homens também querem ser sacudidos até perderem o juízo, também querem se sentir vivos. Também querem se apaixonar e -- por mais que neguem -- encontrar aquela que enlouquecerá suas cabeças. Me chamem de quadrado, mas eu não acho que vai ser a moça cuja língua ele conheceu antes mesmo de dar oi. A mesma moça que depois, em casa, vai ficar se perguntando porque histórias incríveis só acontecem no cinema. Não é porque namoro já há três anos e tenho uma namorada maravilhosa, só acho que o tempo passa e como não nascemos para sermos sozinhos, um alguém que nos ama de verdade, que nos faz tirar o fôlego, um alguém do qual você possa confiar de verdade é sempre bom, uma vida de propósitos para todos nós, concordam?
Ps: O vento de Los Hermanos, recomendo agora!

(À moça dos olhos azuis que conheci numa noite de quarta em dezembro naquela boate, saiba... eu teria dado o meu telefone a você.)

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Uma revolta e uma pergunta.

É, lá se foi o mês de janeiro, e com ele uma percepção e conclusão do quanto o início do ano foi desastroso. Em termos de Brasil, chuvas torrenciais castigam o sul do país e a economia apresenta um déficit que não era esperado. A nível mundial o grande destaque com certeza foi o terremoto que destruiu um país inteiro, um dos países mais pobres do mundo. O legal foi ver as nações se mobilizando em prol de uma causa muita justa, solidária seria a palavra certa. Agora, para a maioria dos jovens aspirantes à universidade em 2010, o sentimento sem dúvida é o de revolta. Também, o que o governo federal está fazendo com os alunos é brincadeira. Vejamos:

1 - A prova que seria aplicada em outubro é roubada, comprometendo o cronograma estipulado e aumentando a ansiedade dos estudantes.
2 - Dias 5 e 6 de Dezembro as provas são aplicadas, provas não, perdoem-me, verdadeiros testes para cobaias, seres de outros planetas, ou sei lá, sinceramente acho que essa prova não é para humanos, o MEC tratou os estudantes como verdadeiras cobaias, e não como humanos.
3 - Depois de aplicadas as provas, para os estudantes restou esperar o resultado, com ansiedade e para quem fez um bom teste, alegria. Final de Janeiro saiu o resultado e com ele mais problemas, sim, mais problemas, esse SISU parece que saiu foi do inferno para infernizar a vida de todos os estudantes. Mais lento e problemático do que esse "Sistema" acho que só o computador da casa de Dany que quer criar vida própria, êtaa problema.
4 - Notas de corte e resultados das provas, assim como no ano passado, duvidosos até de mais, quem somos nós para reclamar-mos não é? Agora Turismo está com uma nota de corte de 660 para Ufma deve ser uma piada, Viva ao turismo maranhense!
5 - Invasão Pó de arroz, já somos estatisticamente os mais "burros", pobres e atrasados da federação, e os caras brancas ainda acham de vir tomar vagas dos maranhenses, desse jeito não dá, estudamos tanto de maneira deficiente, e os eficientes ainda vêm pra cá, a UFMA é ruim pessoal, por favor!

Em meio a todos esses problemas, ainda esperançosos aspiramos por um futuro bom, fazendo um bom curso. Mas será que vale a pena mesmo? A graduação é o primeiro estágio para um sucesso profissional, já sou um universitário, quando não era imaginava o seguinte: sendo universitário poderei realizar meus sonhos acadêmicos, me dedicarei para ser um bom profissional e aproveitarei ao máximo as oportunidades que surgirem. Ainda estou nesse entrave, nessa batalha, mas ser universitário pra mim é mais que isso, é poder desenvolver minhas habilidades para assim utilizá-las no mercado de trabalho.

Para você que é universitário e também para aqueles que pretendem cursar a graduação, o que é ser universitário? Sucesso para todos nós!