Entre, puxe uma cadeira e sinta-se em casa

Espaço de reflexões e compartilhamento de ideias!

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Preconceito ou Pré-conceito?

Não seria essa a temática deste post, mas um acontecimento da última noite me fez pensar e repensar sobre um monte coisas, maiores detalhes ficarão contorcidos e em OFF pois são comprometedores, bem, eis o que aconteceu:
"Fui passear com meus amigos como de costume pelas ruas do bairro e adjacências, em busca de um lugar aconchegante onde poderia haver pessoas interessantes para se conversar ou até mesmo uma surpresinha inesperada (sempre tem dessas coisas né?). Como de costume, encontramos alguém, uma garota amiga de longas datas, na verdade nossos destinos sempre são as garotas, rsrs. Ela nos recebeu bem e conversamos à beça sobre tudo. Perto da casa de nossa anfitriã, mora uma outra garota da qual ela não conhece pessoalmente e por isso não conversa, o certo é que eu e meus amigos nos encantamos com tamanha beleza da menina e sua timidez. Uma coisa é certa, se fôssemos solteiros, esta menina com certeza seria alvo de nossas flechadas amorosas, fico imaginando a disputa pela solitária, bela e encantadora menina.

Para nossa surpresa e espanto, a bela garota estava se direcionando a algum lugar com uma amiguinha, e passou por perto de nós, o meu parceiro até tentou arrancar um boa noite dela sem sucesso, na volta ele conseguiu, ficou felizão. Só que o inesperado nos atingiu, a bela garota, justo ela, andava mancando, no inicio pensei que tivesse sentindo alguma dor ou estava com o pé ferido ou sei lá, algo do tipo. Meus olhos e nem os olhos de meus amigos estavam enganados, a bela garota é deficiente, tem alguma coisa nas pernas que a faz andar irregularmente. Ficamos nos questionando se aquilo era verdade, um deles até incitou um início de risadas e o outro falava meio aos deboches, parecia que minha admiração tinha desaparecido, a gente não sabia o que tinha acontecido, por que essa coisa ruim invadiu nossos seres? Por que o sentimento de preconceito tomou conta da gente? Depois fomos para sua devida casa cada um de nós."

Talvez sejamos apenas preconceituosos e arrogantes, mas por quê? O fato de imaginar andar de mãos dadas com uma garota que mal anda é o motivo? Ficamos nos culpando e tentando nos tirar isso , uma pena que diariamente temos preconceito com um idoso, com um negro que namora uma menina branca, com um deficiente mental, e agora com uma deficiente física. Talvez esteja eu sendo extremista e esteja me martirizando à toa, o problema é que eu não queria ser assim, queria poder conversar com ela e expulsar esse pré-conceito que eu tenho dela e acabar com esse preconceito, só isso que eu queria, só!

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Educação Tradicional


Será que foram os portugueses mesmo que descobriram o Brasil? Um mais um é igual a dois realmente? Tenho minhas dúvidas se Santos Dumont inventou realmente o avião, na verdade são tantas dúvidas, expô-las aqui duraria uma eternidade, afinal me considero um eterno aprendiz de tudo.

Meu objetivo principal nesta postagem é relatar acerca do que aprendemos na escola e fazer algumas ressalvas e observações. Por que não nos dizem a verdade sobre tudo? Por que somente no decorrer de nossa formação acadêmica as verdades nos são clareadas? Será que somos apenas marionetes sendo moldadas para um sistema completamente imundo e nefasto? Acho que os bons leitores sabem que não foram os Portugueses os descobridores desta "Terra Linda", porém o que nos é passado na educação básica é o oposto. Recentemente fomos alertados sobre os perigos do aquecimento global, de como o C02 (Dóxido de Carbono) pode ser maléfico à atmosfera e os grandes perigos do efeito estufa, bem como um dos grandes culpados disso tudo é homem, que desgraça, eu sou um culpado, temos que sempre ter ciência disso, os concursos e seletivos exigem isso. Mas para quê?


Assistindo domingo à noite um programa na Band chamado Canal Livre, por sorte, o tema era "Aquecimento Global, Mitos e Verdades", este senhor gordinho aí do lado começa a falar, inicialmente eram apenas absurdos o que ouvia, como ele pode dizer que o CO2 é o gás da vida e que o planeta vive um resfriamento e não um aquecimento? Tudo que meus queridos professores me passaram não passavam de mentiras?

O gordinho se chama Luís Carlos Molion, se vocês pesquisarem por eles verão o quanto ele é fodão e o que ele diz mesmo a respeito do aquecimento. Eu quero saber até quando iremos aprender desta forma tradicional e contorcida, errônea e mentirosa. Não tenho um espírito muito filosófico não, só sei que depois dessa, minha vida não vai ser mais estagnada academicamente. Ainda bem que ainda existem pessoas que falam a verdade.

P.S: Quem quiser assistir a reportagem na íntegra, eis o site: band.com.br/canallivre

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Você é Nacionalista?


 Brasil, gigante em extensão territorial, quinto país mais populoso do mundo, tem o melhor futebol do mundo, o melhor vôley, um dos mais fortes na natação, hipismo, vela, ginástica, atletismo e demais esportes, grande influenciado da literatura mundial, a diversidade étnica e cultural é magnífica, referência mundial na agricultura, ultimamente na economia, referência também na música, país tropical com belas praias e diversos pontos turísticos, país sede da copa de 2014 e jogos olímpicos de 2016, essas são algumas das qualidades que o Brasil possui.

Tá, eu sei que falei só de algumas qualidades e não citei nem um problema (e todos nós sabemos que são muitos), mas esta deve ser a idéia, saber até que ponto alguém pode ser nacionalista, ou não. Se eu for analisar caso a caso das qualidades que o Brasil possui, poderei encontrar também vários defeitos, dessa maneira não irá valer de nada, afinal, um nacionalista ama as qualidades que seu país possui.

Muita gente defende o Brasil por sua diversidade cultural, por sua produção literária, musical e artística. Não vou citar política, seria uma covardia querer debater isso com vocês, que vergonha! Bem, por que será que eu consigo encontrar em cultura um pouco de massificação, alienação e capitalismo? Por que será que eu só consigo enxergar a literatura brasileira bem como a música e arte como cópia dos europeus? Será que eu não deveria ter nascido no Brasil? rs.

Assim, eu gosto muito do Brasil, dos outros estados e o que eles tem a oferecer, mas sinceramente digo-lhes, prefiro a literatura, arte, música e cultura estrangeira, vejo algo mais original e criativo, e quem sabe um dia eu possa morar na Noruega (viajei agora) acho fantástico a estrutura deste país. Nunca abandonarei minhas raízes, e tudo de bom que o país tem, só aspiro um mundo melhor, um pouco mais de originalidade.

Acho que sou mais maranhense do que brasileiro, ou talvez eu seja apenas um mero terráqueo, e você?

domingo, 3 de janeiro de 2010

Sobre um pouquinho de música.

Eclètico, segundo o Mini-Aurélio: Pessoa que gosta de experimentar várias coisas, que tem um gosto variável. Talvez musicalmente eu me encaixe nesse conceito se inexistisse o forró, o brega, o tecno-brega, o funk, o pagode e outros tipos mais de variações de sons que uns dizem por aí ser música. Não que eu não respeite, apenas me afasto desse perfil e até ignoro essa variação, pena que a predominância aqui, pelo menos aqui, é o que não apreciamos, talvez por força da mídia, ou talvez seja um fator cultural mesmo.

Desta maneira, quando não podemos fazer nada, o jeito é escutar mesmo,  final de semana  lá em casa é um terror só, e vos digo - Eu até aprendo as letras, rs. Eu já tive meus baixos momentos, não vou citar todos, mas um já diz todos, Psirico, Credoo! XD

Hoje minha ecleticidade (será que existisse essa palavra?) se soma a escutar um bom rock, do leve ao mais pesado, uma boa MPB que graças à Deus é variadíssima, e de tudo que existe, nada supera pra mim a música clássica, parece que não é humano, parece ser divino. Sempre acompanho os concertos quando se fazem presentes as orquestras aqui em São Luís, este ano não tive muita sorte, quem sabe breve. Dêem uma espiadinha neste vídeo, é rápido, a música se chama "Reisado do pastoreio - Batuque, do compositor Oscar Lorenzo Fernandez, muito bom!

"A música está em tudo. Do mundo sai um hino", o grande escritor Victor Hugo disse isso e tenho que concordar com ele plenamente, afinal, todos nós, ou quase todos, vivemos com e por música. Viva o bom reggae, o bom rock, a boa MPB, a boa música clássica, o bom forró e até mesmo o bom samba, desde que não invertam o sentido real do conceito de música, entre a junção de letra e melodia, o que deve prevalecer no final é o produto de satisfação do ouvinte.  Ah, quanto as outras variações, pelo que conheço de música, não são musicas.
Para finalizar, uma citação de Paolo Mantegazza, eis: "É com a música que fazem as suas declarações de amor o rouxinol e o grilo, o cisne e a águia".
E aí, por que não usar uma agora para conquistar alguém? Vai a dica, Abraços!